15 Janeiro - 2021

OAB/MA HOMENAGEIA ADVOGADOS E PRESIDENTES VITALÍCIOS DA SECCIONAL EM SOLENIDADE DE INAUGURAÇÃO DOS NOVOS ESPAÇOS PARA A ADVOCACIA

Em ação de valorização da atual gestão da Seccional Maranhense da Ordem com a advocacia e com a preservação da história da instituição, além da representatividade junto à sociedade, a OAB Maranhão inaugurou na manhã desta sexta-feira, 15 de janeiro, três novos ambientes em sua sede.

São eles: a Área de Convivência da Advocacia Pedro Leonel Pinto de Carvalho, o Escritório Compartilhado Pompílio de Albuquerque e as salas de atendimento Nerval Lebre Santiago Filho. Na oportunidade, também houve a readequação da galeria de presidentes. Cada espaço recebe o nome de importantes advogados maranhenses, homenagem póstuma ao trabalho exercido por eles.

A partir destas inaugurações, advogadas e advogados contam agora com um espaço readequado, confortável e com identificação visual para auxiliar no desempenho de suas funções e atendimentos com mais estrutura, conforto e comodidade.

Para o evento, foram convidados os familiares dos homenageados. Além deles, 7 presidentes vitalícios da OAB Maranhão marcaram presença e também receberam placas com suas fotos em registro em miniatura por terem feito parte dos 88 anos de história da Ordem Maranhense. Toda a atual Diretoria da OAB esteve presente, além de advogadas, advogados, conselheiros seccionais e membros da CAAMA.

Ao longo da solenidade, o presidente da Ordem Maranhense, Thiago Diaz, destacou as principais ações feitas por cada homenageado, citando reformas, ampliação de subseções, conquistas para a advocacia e enaltecendo que o trabalho de cada um foi essencial para o fortalecimento e evolução da Seccional.

“Eu sempre digo que a Ordem é uma Casa em constante construção. Cada um dos que aqui passou, deu sua contribuição, seja com a fundação, um tijolo, um pedaço de acabamento, reformas… Cooperando assim com a advocacia e lutando pela defesa das prerrogativas. É muito trabalho prestado. Em breve, eu estarei como membro honorário vitalício e com muita alegria, muito bem ombreado ao lado de grandes nomes que souberam construir o legado desta instituição representativa e forte para a sociedade civil do nosso estado. A OAB vai muito além dos muros corporativos. É uma instituição cidadã em defesa da sociedade. É uma instituição cidadã em defesa do Estado Democrático de Direito. É uma instituição cidadã em defesa dos primários valores que devem permear a nossa sociedade e o conviver político-democrático”, discursou Diaz.

Representando os três grandes homenageados da manhã, estiveram presentes os familiares de cada advogado. Ao lado de Thiago Diaz, eles fizeram o descerramento das placas de inauguração e discursaram sobre a trajetória dos profissionais, principalmente em relação às conquistas feitas em favor da advocacia. 

“Gostaria de agradecer ao presidente Thiago Diaz e à toda a Diretoria da Ordem por essa homenagem. Meu avô foi um grande desbravador da advocacia durante muitos anos. Foi o advogado mais antigo que ainda estava em exercício aqui no estado. Por isso, nós ficamos muito felizes com essa homenagem, principalmente por ver o seu legado reconhecido”, discursou Rafaela Albuquerque, neta do homenageado Pompílio de Albuquerque.

Após a fala de cada familiar, o presidente vitalício José Carlos Sousa e Silva expressou a importância do evento para o reconhecimento do trabalho feito pela OAB. “Estou muito feliz de estar presente nesse acontecimento histórico. Parabéns ao presidente Thiago Diaz por esse evento tão importante. O advogado é realmente indispensável à administração da Justiça. Está reconhecido universalmente. Por isso, eu digo: este evento reproduz o reconhecimento da grandeza da OAB no Brasil e, especialmente, no Maranhão. Todos os ex-presidentes merecem aplausos em respeito e admiração”, pontuou.

Ao final da solenidade, os presentes foram convidados a conhecer os novos espaços. Todas as medidas de segurança contra o coronavírus foram respeitadas.

Área de Convivência da Advocacia Pedro Leonel Pinto De Carvalho

O primeiro ambiente inaugurado foi a Área de Convivência da Advocacia, que leva o nome do advogado Pedro Leonel Pinto de Carvalho, falecido no mês de julho de 2019, aos 82 anos. Ele foi um profissional presente, advogado renomado e com forte atuação no Maranhão. Era reconhecido como um dos melhores causídicos do estado e considerado por muitos como um dos maiores processualistas do Brasil.

Nesse espaço, a advocacia encontrará um lugar mais acolhedor, aconchegante e equipado com mobílias confortáveis, servindo como um local de fuga da rotina estressante de trabalho. Nela, você poderá descansar, distrair, conversar e conhecer melhor seus colegas de profissão.

Escritório Compartilhado Pompílio de Albuquerque

O Escritório Compartilhado Pompílio de Albuquerque homenageia um advogado que muito trabalhou em prol da advocacia e da sociedade maranhense. Ele foi conselheiro seccional da OAB Maranhão, professor doutor do departamento de Economia, chefe de departamento, diretor da faculdade de Ciências Econômicas, Superintendente Administrativo e pró-reitor administrativo da UFMA.

Esse espaço é importante para atender advogadas e advogados em início de carreira, que ainda não tiveram a oportunidade de montar sua estrutura de trabalho. Os escritórios também são ideais aos profissionais que desejam consultar e receber documentos, elaborar petições ou até mesmo digitalizar processos.

Salas de Atendimento Nerval Lebre Santiago Filho

As salas de atendimento Nerval Lebre Santiago Filho homenageiam um profissional atuante e que muito contribuiu para a advocacia maranhense, para a OAB Maranhão e para a sociedade. Ele foi membro corregedor do tribunal de ética e disciplina (TED) e auditor fiscal estadual.

Ao todo, são cinco salas de atendimento, compostas por mesa, computador, acesso à internet e impressora. São ideais para os profissionais que precisam de um lugar para atender seus clientes e trabalhar com seus processos.

Readequação da Galeria de Presidentes

A readequação da Galeria de Presidentes, agora no Hall de entrada da OAB, é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido por esses abnegados defensores dos direitos e garantias fundamentais prestados à advocacia e à sociedade maranhense. Com essa nova forma de exposição, todas as pessoas que chegarem à OAB poderão conhecer aqueles que fizeram parte da história dos 88 anos da Ordem Maranhense.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.