08 Agosto - 2018

OAB/MA INAUGURA SALA DO ADVOGADO EM LAGO DA PEDRA, HOMENAGEANDO O ADVOGADO MARCUS VINICIUS FARIAS REIS

Seguindo o cronograma de entrega das salas dos advogados no Maranhão, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA), Thiago Diaz, efetivou mais um compromisso com a advocacia, no início da tarde desta terça-feira (7). A ação ocorreu com a entrega da 41ª Sala da Advocacia, na cidade de Lago da Pedra, na Microrregião de Pindaré. A sala recebeu o nome do advogado Marcus Vinicius Farias Reis, in memoriam ao jovem que exerceu a profissão intensamente, apesar por um breve período de tempo.

A nova instalação fica localizada no prédio do Fórum de Lago da Pedra. A estrutura proporcionará aos advogados e advogadas da região maior comodidade, privacidade e segurança, além de uma estrutura ainda mais adequada, com computadores e impressora. É a OAB/MA trabalhando incessantemente para a melhoria das condições para o exercício da advocacia.

O projeto das Salas do Advogado é uma parceria entre a OAB/MA e a Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (CAAMA). O mais novo espaço da Ordem em Lago da Pedra atenderá a demanda dos advogados que, diariamente, buscam os serviços da sala para complementar seus trabalhos. "Quero saudar a todos e dizer que esse espaço vem suprir as necessidades que a advocacia tem. É um prazer enorme estar aqui, principalmente para fazer um reconhecimento enorme a um jovem advogado. Reconhecimento este feito pelos colegas que escolheram o nome dele [Marcus] para ser o nome da sala. Isso mostra o reconhecimento ao trabalho feito por ele e à forma com que ele tratava os colegas. Precisamos fazer o reconhecimento aos que contribuíram com nossa profissão e o Marcus foi um exemplo para a advocacia”, pontuou o presidente da OAB/MA, Thiago Diaz.

Ao longo desta gestão, dentre os diversos serviços realizados em prol da categoria, o presidente Thiago Diaz tem realizado esforços para garantir as Salas do Advogado tanto no interior quanto na capital, além da implantação das sedes das Subseções no Maranhão. Para a presidente da Subseção de Bacabal, Marlúcia Viana, que esteve acompanhada da vice-presidente da Subseção, Andreia da Silva Furtado, e do secretário geral da subseção de Bacabal, Gilberto Júnior, o equipamento entregue hoje pela Ordem aos advogados de Lago da Pedra contribui com o empoderamento da advocacia. “Estamos muito felizes em poder participar e contribuir com mais essa Sala, que chega para somar força para nossa categoria”, concluiu.

A advogada Hosana Martins disse que a Sala do Advogado é mais um ponto positivo e de apoio para o exercício da profissão e o compartilhamento de conhecimento entre os advogados. “Aqui também será essencial para a gente, e principalmente para os nossos clientes que aguardam as audiências, além do conforto. Isso é necessário para todo advogado, até por conta da privacidade com seu cliente”, comentou.

O investimento nessas estruturas tem origem na política de redução dos custos da atual gestão, que implantou procedimentos, revisou contratos com o objetivo de encontrar as melhores propostas financeiras, mantendo a qualidade dos serviços e produtos, com um diálogo permanente com fornecedores e a busca constante de parcerias. O Juiz da Comarca do Fórum de Lago da Pedra, Marcelo Farias, falou da importância do diálogo e da aproximação entre a advocacia e o Judiciário. “A Sala do Advogado é um espaço que vem acrescentar as possibilidades e oportunidades para os advogados. Assim como se abre essa sala para os advogados, de grande importância, com recursos eletrônicos, entre outros benefícios, eu disponibilizo o acesso ao meu gabinete, para todos aqueles que necessitam”, alertou.

Emoções

Muito emocionada, a mãe do homenageado, a professora Antonia da Conceição Silva Farias, lembrou-se do filho como sendo um jovem muito alegre e que o sonho dele era entrar na Ordem. “Ainda muito jovem ele teve a oportunidade de fazer a prova para o vestibular e ser aprovado em Goiânia para o curso de Direito. Guerreiro, ele teve presente comigo todo esse tempo nessa luta. Eu agradeço pela lembrança. Marcus Vinicius sempre quis ser reconhecido, só não imaginávamos que fosse dessa forma. Mas o nome dele ficará eternizado”, lembrou a mãe.

O advogado e conselheiro da Subseção de Bacabal, Juraci Bandeira, falou da satisfação muito grande nesse momento “em estar do lado de cada um de vocês nesse dia, por se tratar de uma homenagem de muita relevância e significância. É uma lembrança que vai se eternizar. Eu tenho certeza de que lá onde ele está, ele receberá esta homenagem. Que nós advogados estejamos cada vez mais irmanados em um só propósito: lutar para fortalecer o estado de direito da nossa sociedade”, refletiu.