08 Dezembro - 2017

OAB/MA MARANHÃO FIRMA TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICO COM INSS QUE LEVA FACILIDADES PARA TODA ADVOCACIA MARANHENSE

Assinado na manhã de hoje, 06/12, um Termo de Cooperação Técnico entre a Seccional Maranhense da Ordem e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que beneficiará todos os advogados do Maranhão. É uma iniciativa inédita dentre as Seccionais, que tem por objetivo proporcionar um atendimento especializado aos advogados para que possam tirar suas dúvidas sobre o programa “INSS DIGITAL” bem como garantir melhores condições de trabalho a todos por meio de um atendimento exclusivo ao profissional em advocacia dentro da Ordem.

“Firmar esse termo de cooperação com o INSS trará em primeiro lugar a possiblidade de acesso ao advogado dos processos envolvendo seus constituintes; e em segundo, a capacitação de todos os advogados e advogadas do Estado para bem utilizarem essa extraordinária ferramenta do INSS Digital”, destacou o presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz.

Para o presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB Maranhão, Flávio Samuel, uma excelente parceria que beneficiará a advocacia e ainda levará qualificação para todas as Subseções. “A assinatura do termo de cooperação com o INSS visa garantir melhores condições de trabalho aos advogados em geral. Além disso, a Sala do INSS na OAB vai permitir um acesso melhor dos profissionais às informações da previdência. A Comissão Previdenciária estará definindo junto a ESA, datas no início do ano, para realização na sede da OAB e nas Subseções, do treinamento de como operacionalizar essa nova plataforma digital”, destacou.

Com a implantação do “INSS Digital”, o advogado poderá enviar do seu escritório o processo sem o seu cliente precisar ir a uma agência do INSS. Outra vantagem será a possibilidade de os processos serem analisado por qualquer unidade do INSS da Federação.

“Esse é um momento histórico, pois o INSS juntamente com a OAB, por meio da assinatura desse acordo, dá um salto enorme para o futuro. Sai de um modelo tradicional, para um modelo digital, onde vamos eliminar muito em breve o atendimento físico. Isso é sem dúvida um avanço para todos, sobretudo, para a sociedade que terá uma resposta mais rápida de seus processos”, colocou o Gerente Executivo do INSS no Maranhão, Antônio Wilson.

Na oportunidade, após a assinatura do Termo de Cooperação Técnico, a OAB/MA entregou a Sala do INSS que fica na sede da Ordem, ao lado do Escritório Compartilhado. O novo espaço está localizado ao lado do Escritório Compartilhado e já conta com um computador com acesso ao programa INSS Digital.

A parceria proporcionará oferta de treinamentos gratuitos sobre o programa “INSS Digital” para os advogados maranhenses. “Sem dúvida nenhuma nos faz muito felizes sermos a primeira Seccional desse país a termos um posto de atendimento dentro da própria seccional o que mostra o compromisso do INSS do Maranhão e a parceria que está sendo desenvolvida em prol da sociedade, da advocacia e da melhoria dos serviços do INSS no estado”, destacou Thiago Diaz.

Sobre o INSS Digital

Trata-se de uma ferramenta que combina aspectos presenciais e remotos para melhorar o atendimento previdenciário à população. Visa tornar os procedimentos céleres e eficazes. Na plataforma, os profissionais vão encontrar a preparação e instrução de requerimentos para posterior análise do INSS, a quem cabe reconhecer ou não o direito à percepção de benefícios. Os requerimentos de serviços e/ou benefícios previdenciários serão efetuados pelos advogados cadastrados, com a digitalização e autenticação dos documentos necessários à análise.