15 Dezembro - 2017

OAB/MA PARTICIPA DE DEBATE SOBRE EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS NO IFMA EM IMPERATRIZ

A Comissão de Direitos Humanos da OAB/MA, por meio do presidente Rafael Silva, participa hoje, 15 de dezembro, do debate “A Educação em/para os Direitos Humanos”. A atividade, organizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Imperatriz, integra o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR).

O IV Seminário do PARFOR tem por objetivos: incentivar a reflexão sobre a educação básica no atual cenário político, evidenciando as contradições e os desafios que perpassam a prática educativa e a formação docente no âmbito da educação básica; promover o intercâmbio entre os profissionais da educação e discentes do IFMA e de outras IES e de escolas da educação básica do Estado; socializar estudos, pesquisas e experiências desenvolvidas no âmbito da formação docente e na prática educativa dos sujeitos da atividade.

Direitos Humanos

Entre os objetivos dos trabalhos, direcionados para professores do ensino básico, está o de estimular o debate e despertar a atenção para a Educação em Direitos Humanos. Um trabalho a ser desenvolvido que passa essencialmente pela formação de uma cultura de respeito à dignidade humana através da promoção e da vivência dos valores da liberdade, da justiça, da igualdade, da solidariedade, da cooperação, da tolerância e da paz.

Nesse contexto, os professores passam a ter um papel determinante de criar, incentivar, compartilhar e consolidar mentalidades, costumes, atitudes, hábitos e comportamentos dos valores citados para que sejam transformados em práticas.

Para o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MA, Rafael Silva, o evento é de extrema importância para a construção de uma cultura em Direitos Humanos. Três diretrizes terão impacto positivo nestas práticas; uma educação de natureza permanente e continuada, a segunda gerar atitude que impacte em mudanças de comportamento e terceiro, é a imersão de valores da igualdade, da liberdade e da solidariedade.

"A grande transformação necessária para a construção de uma ambiência social de respeito aos direitos fundamentais da pessoa humana é a mudança das formas de pensar o mundo e de compreender o outro em sua diferença. Portanto, esse evento é considerado por nós da CDH OAB MA como algo prioritário nas lutas em defesa de todas as pessoas e grupos em situação de vulnerabilidade.", enfatizou Rafael Silva.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.