12 Julho - 2018

OAB/MA PARTICIPA DO PROJETO RODA DE CONVERSA DO CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA

Um importante debate sobre os povos e comunidades tradicionais sob o olhar da Psicologia será realizado no próximo dia 14 de julho, de 9h às 12h na sede do Conselho Regional de Psicologia. O presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MA, Rafael Silva, dividirá a Roda de Conversa CDH/CREPOP com Ivonete Ferreira, Psicóloga do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) e Francisco das Chagas, Assessor Especial de Assuntos Indígenas da SEDIHPOP. O tema central da mesa será Psicologia, povos indígenas, quilombolas e de terreiro: como a Psicologia atua com essas populações?

O projeto Rodas de Conversa CDH/CREPOP tem o objetivo de promover debates sobre temas relacionados aos Direitos Humanos e Políticas Públicas junto às psicólogas e aos psicólogos, além de proporcionar maior conhecimento a respeito dos assuntos políticos que permeiam os Direitos Humanos e as Políticas Públicas, e orientar as psicólogas e psicólogos no manejo com as diferentes populações que têm seus direitos violados.

Vale ressaltar que, recentemente, o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) organizou o Seminário Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais (PCT´s) Protagonistas da sua História: avaliando a Política Nacional de PCT, com a presença de mais de 28 instituições nacionais. A Carta de Violação de Direitos aos PCT´s foi o resultado do seminário, e aponta o contexto violento que estão vivenciando e como a união é determinante para a existência. “A nossa união é também uma união pela certeza de que o que nos vincula é o território, sem o território não existimos. A força do que há em nossos territórios, a água, a palmeira, a criação dos animais, a coletividade dentro da individualidade, nosso modo de vida, a possibilidade de ser quem eu sou, inteira/o, tudo isso está no nosso território. Quando temos nosso território cercado ou cerceado, nos é violado o direito de sermos nós mesmos, de sermos felizes, livres", diz um trecho da carta.

O debate sobre o tema "Psicologia, povos indígenas, quilombolas e de terreiro: como a Psicologia atua com essas populações?" é importante para a existência, luta e garantia dos direitos dos povos e comunidades tradicionais do Maranhão e país.