14 Março - 2019

OAB/MA realiza workshop com tema “Mulher advogada na mediação e arbitragem após o ano de 2015”

Com a temática “A mulher advogada na mediação e arbitragem após o ano de 2015”, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA), por meio da Comissão da Mulher e da Advogada, ofereceu ao público feminino um workshop para debater o assunto. O evento, realizado na noite da última quarta-feira (13), foi um enriquecedor bate papo com a advogada e arbitra do Banco de Árbitros da OAB do Piauí, Iracema Iara Pinheiro Mendes.

A ideia do encontro foi proporcionar conhecimento em técnicas de mediação e arbitragem de conflitos nas relações negociais, laborais e familiares para as profissionais do direito à luz do Novo CPC/2015, marco legal de Lei de Mediação e reforma de Lei de Arbitragem.

A palestrante iniciou os trabalhos chamando o público para refletir sobre o seguinte questionamento: o que nós advogadas temos feitos pelos nossos clientes? “Temos que quebrar aquele discurso de que nós fomos formados na universidade para “brigar”, mitigar e não para dialogar, como sugerimos nas mediações. Precisamos ser preparados para conversar e receber o nosso cliente como ele merece. Quando o cliente nos procura é no intuito de solucionar seus problemas e não para continuar a briga que ele já vem sofrendo. E é dessa forma que a mediação e a arbitragem funcionam, sem brigas judiciais”, comentou.

O evento proporcionou às advogadas uma visão sobre a temática por meio das principais técnicas relacionadas ao diálogo e da negociação no meio jurídico, que contribui na resolução de conflitos na fase extrajudicial. “De forma lúdica eu apresentei a plateia as novidades, os pontos e métodos, como a o da “evitação”, que visa negociar na esfera extrajudicial, evitando o litígio”, concluiu a palestrantes, ressaltando que após a evitação, as etapas seguintes são: negociação, mediação e conciliação, decisão administrativa e decisão judicial.

A advogada reiterou que eventos como este são fundamentais para advocacia maranhense, principalmente após o crescimento da abordagem da temática. “Isso se deu após o ano de 2015, quando houve um boom de novidades legislativas no Código de Processo Civil, quando entra a Lei de Mediação, Lei de Arbitragem, entre outras leis que contribuem para que o advogado possa atuar como arbitro”, comentou a Iracema, que integra o corpo de árbitro da Câmara de Mediação e Arbitragem da OAB do Piauí, e está concluindo o curso de Conciliadora, ofertado pela Justiça Federal.

A advogada Chiara Gomes, participante do evento, contou que o curso é importante, pois além de desmistificar determinadas informações, incentiva as advogadas a se aprofundarem na temática, aproveitando as mudanças ocorridas no Código do Processo Civil “É uma oportunidade muito boa de se trabalhar nesse viés do Direito e foi isso que a doutora expôs para gente. Essa atividade de mediação e arbitragem impacta na composição de acordo fora do Judiciário, aumentando um leque de trabalho para o advogado”, pontuou.

Ao longo de março, outros eventos farão parte do mês voltado à discussão de questões da mulher. Até 15 de março (sexta-feira), ocorrerá a “Semana da Mulher com a CAAMA”, mais uma da série de evento que premia as mulheres. Nesse período, serão oferecidos profissionais da especialidade de nutrição, ginecologia, clínica geral e massagens faciais e corporais.

Toda mulher é uma heroína

Além das diversas atividades que vem sendo realizada pela CAAMA e OAB Maranhão, foi lançada também a Campanha “Toda Mulher é Uma Heroína”, idealizada pela advogada que integra a Comissão da Mulher e da Advogada, Cássia Sousa. O objetivo da campanha, inspirada no lançamento do filme “Capitã Marvel”®, é que as mulheres da sociedade possam expressar suas conquistas, sejam elas em qualquer esfera.