14 Fevereiro - 2020

OBSERVATÓRIO DE ASSUNTOS CRIMINOLÓGICOS E PERÍCIAS FORENSES DA OAB/MA PROMOVE PRIMEIRA REUNIÃO DE 2020

O Observatório de Assuntos Criminológicos e Perícias Forenses da OAB/MA realizou a primeira reunião de 2020 na tarde da última quinta-feira, 13. No encontro, a diretoria do Observatório discutiu metas que serão realizadas ao longo do ano. Estiveram presentes a presidente do Observatório, Silvana Rubim, o vice-presidente, Sebastião Uchoa, a Secretária-Geral, Maria da Conceição Rocha e o Secretário-Adjunto, Antônio Carlos de Moraes.

Na oportunidade, Silvana Rubim estabeleceu linhas de ações, cujos conteúdos versaram sobre diversas temáticas, contendo possíveis variáveis de causalidades criminológicas ocorridas no cotidiano maranhense e até do país.

“Todas as ações do Observatório terão reuniões prévias demasiada e democraticamente discutidas pela Diretoria, com vista ao fortalecimento de toda a produção do Observatório enquanto órgão auxiliar da Presidência da Seccional para assuntos criminológicos e perícias forenses no Maranhão”, analisou a presidente.

Além de traçar metas, foram estabelecidos requisitos básicos para a produção de conhecimentos correlatos a fatos ou situações que, acontecendo no cenário criminológico do Maranhão, requeiram uma observação com olhar crítico-construtivo pelo Observatório, passa assim produzir conhecimento.

Para o vice-presidente, Sebastião Uchoa, a reunião da diretoria foi um marco, pautada em um clima de democratização. “Ao longo da reunião, ficou clara a necessidade da construção de conhecimento a partir de uma dialética em espaço de muito zelo entre os membros da Diretoria e os demais integrantes do Observatório em seu sentido funcional, além de se ter criado critério básico para a produção de conhecimento pelos membros do Observatório diante da produção realizada por identificação com a temática e disposição para a pesquisa, estudos, discussão e apresentação para aprovação com a presença dos demais integrantes”, analisou Uchoa.

O Observatório irá atuar na produção de conhecimento através de pesquisas, visitas a órgãos públicos, privados, comunidades, entrevistas e seminários. Serão realizadas reuniões ordinárias administrativas, comuns com os demais integrantes, e extraordinárias.

O calendário anual será anunciado aos integrantes na primeira reunião ordinária, prevista para o final de fevereiro.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.