30 Outubro - 2020

PALESTRA “DIA DA ELEIÇÃO NA PRÁTICA” DA OAB/MA É MARCADA POR GRANDE PARTICIPAÇÃO DA ADVOCACIA

Retornando com a programação presencial de cursos e palestras da Ordem, a OAB Maranhão, por meio da Comissão da Jovem Advocacia, em parceria com a Comissão da Advocacia Eleitoral e ESA, realizou, na noite de ontem, 29 de outubro, a palestra: “Dia da Eleição na Prática”. O evento obedeceu a todas as medidas de proteção sanitárias e também foi transmitido pelas plataformas Zoom e YouTube.

Sendo umas das principais preocupações causadas pela crise, as Eleições 2020 quase foram adiadas por conta da pandemia do coronavírus. Após muitas discussões e análises, o Tribunal Superior Eleitoral decidiu que o pleito vai acontecer no dia 15 de novembro. Diante disso, a OAB/MA decidiu preparar a advocacia sobre todo esse contexto, principalmente no que diz respeito à prática do dia da eleição, através da palestra. 

“Estamos vivendo um ano atípico. Em razão da pandemia, muito se discutiu em relação às eleições, não sabíamos nem se haveria mesmo pleito neste ano. Mas, felizmente, já estamos nos aproximando do pleito e é importante que o advogado, enquanto profissional do exercício essencial à administração da Justiça, esteja preparado para os diversos acontecimentos que podem acontecer durante o pleito eleitoral”, explicou um dos palestrantes do evento, Taiandre Paixão Costa, advogado eleitoralista e pós-graduado em Direito Processual pela PUC – Minas Gerais.

Para Tatiana Costa, presidente da Comissão de Coaching Jurídico, Especialista em Direito Eleitoral e Membro das Comissões da Advocacia Eleitoral que também palestrou, o evento buscou levar à advocacia todos os requisitos necessários para o Dia da Eleição. “É muito importante para a advocacia falar sobre a prática do dia das eleições. Esse evento foi idealizado nesse formato para atingir advogadas e advogados da melhor maneira no que tange à fiscalização, como precisa ser a atuação no dia da eleição e fazer com que todos possam estar preparados para possíveis crimes que podem ocorrer e para dissertarmos sobre as permissões, interações e como funcionará a apuração”, pontuou.

Por fim, o presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB Maranhão, Dihones Muniz, destacou o sucesso de público conquistado pelo evento e agradeceu aos envolvidos, inclusive aos participantes. “É com muito orgulho que realizamos mais esse projeto da Escola da Jovem Advocacia, em parceria com a ESA e com a Comissão de Direito Eleitoral. Nós agradecemos aos nossos palestrantes que, apesar de jovens, já se destacam no cenário da advocacia estadual e nacional. E também agradecemos aos participantes, pois o evento atingiu a marca de 500 inscritos, o que demonstra que a advocacia está envolvida com o tema”, declarou Muniz. 

Você pode conferir a palestra completa, basta acessar o vídeo pelo canal da OAB no YouTube.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.