16 Setembro - 2018

PALESTRAS ORIENTAM JOVENS ADVOGADOS PARA O MERCADO PROFISSIONAL

Avanços e conquistas para a jovem advocacia, orientações de como executar a publicidade profissional, precificação dos honorários, gestão de escritórios e consolidação de carreira. Esses foram alguns dos temas debatidos pelos presidentes de Comissões da Jovem Advocacia do Nordeste, no painel que teve como título “Debate sobre a jovem advocacia em foco”, no último dia do “III Encontro da Jovem Advocacia do Nordeste”.

O evento foi promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA) e reuniu palestrantes renomados no mundo jurídico para celebrar os 30 anos da Constituição Federal.
Para o presidente da Comissão da Jovem Advocacia (CJA) da OAB/MA, Rômulo Chagas, o encontro reforçou o intuito da Ordem, que é o de prestar orientação aos jovens advogados. “A graduação não prepara o advogado para o exercício da advocacia. Então é extremamente interessante nós levarmos ao jovem advogado essa gama de assuntos que balizam o exercício da profissão do advogado e que garantirá o pleno exercício e o sucesso na profissão. Aqui nós estamos tendo a oportunidade de apresentar para esse jovem advogado as áreas promissoras que o mercado jurídico proporciona para a advocacia”, pontuou.

Representando a jovem advocacia de Roraima, o presidente da CJA da OAB/RR, Angelo Peccini, reforçou o discurso e disse que a ideia é levar ao advogado que está iniciando a carreira um conteúdo voltado para os pontos principais do exercício da advocacia. “Assuntos como o marketing para o advogado, conforme previsto no Código de Ética da Advocacia, entre outros fatores que todos os advogados devem se atentar para que o mercado o absorva integralmente”, avaliou.

Já o presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB do Ceará, Marcelo Muniz, reiterou a discussão levando à advocacia maranhense e aos estudantes do curso de Direito a questão da gestão de escritórios jurídicos. “Aqui a gente trouxe um pouco da realidade da jovem advocacia para a prática, de como gerir seu escritório e obter sucesso. Mostramos como a advocacia funciona. Em síntese, levamos os devidos esclarecimentos para os nossos advogados, para que eles possam seguir a carreira de uma forma tranquila”, comentou.

À frente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB do Piauí, o advogado Germano Coelho tratou sobre o desafio da jovem advocacia e das perspectivas para os próximos anos. “O que a gente tem vivido hoje e o que os jovens advogados têm encontrado como dificuldade no seu percurso profissional. Mostramos uma prospecção do que virá para os próximos anos para a advocacia em início de carreira. Abordamos a questão de novos mercados e a importância de cada vez mais os advogados se especializarem e procurarem uma área de atuação em que não exista um grande volume de advogados”, detalhou.

Da OAB do Rio Grande do Norte, o presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Nicácio Carvalho, realizou uma breve consideração sobre as conquistas históricas da jovem advocacia e ressaltou a importância das ações desempenhadas pelos gestores das OABs. “Os dirigentes de Ordem têm realmente olhado para a jovem advocacia e atendido aos seus pedidos. Uma das grandes bandeiras de luta, que é a extinção de cláusula de barreira, foi recentemente aprovada pelo colégio de presidentes seccionais, o que representa uma grande vitória para toda a classe da advocacia. Estamos estimulando essa nova geração de advogados para que eles continuem seguindo os nossos planos”, concluiu.

Polêmica da Lei Complementar 157/16

Encerrando a programação do III Encontro da Jovem Advocacia do Nordeste com a palestra “O lugar para o recolhimento do ISS - a polêmica LC 157/16 - uma análise frente à Constituição Federal”, a advogada tributarista e professora Josiane Minardi falou sobre os benefícios que a alteração trouxe e dos entraves após a suspensão da eficácia da lei, realizada pelo Supremo Tribunal Federal, no início deste ano. “Essa lei é vantajosa para os municípios em razão da redistribuição da receita de um imposto tão importante. Por isso, hoje estamos debatendo a importância da lei ser mantida. Por outro lado, estamos estimulando jovens advogados a operarem o direito na área tributária, já que é uma área bem promissora em que ainda existe muito espaço no mercado”, direcionou.