23 Abril - 2020

PARTICIPE DA CAMPANHA “VAMOS ESCREVER ESSA HISTÓRIA” E AJUDE A COMPOR O MEMORIAL DA OAB MARANHÃO

Registrar momentos marcantes é uma forma de contar histórias. E histórias são o que não faltam nesses 88 anos de existência da OAB Maranhão. Pensando em preservar a memória deste legado, a Comissão de Preservação da História Institucional está realizando mais uma etapa da campanha “Vamos Escrever Essa História” e solicita a participação de todos os profissionais que fizeram e fazem parte da Seccional Maranhense.

Para colaborar com esta primeira fase do Memorial, basta enviar para o e-mail da comissão (cphioab@gmail.com) ou para o número (98) 98701-2792, algum registro como fotografias, atas de reuniões, recortes de jornais, revistas e livros que possam ser colecionados e arquivados no âmbito da sede da Ordem. Os interessados devem identificar seus nomes completos e a indicação da data do arquivo enviado.

Lançada em agosto de 2019, a campanha "Vamos Escrever Essa História" passa por diversas etapas que trabalham para a conservação dos pilares, da história e da identidade da profissão advocatícia para as gerações futuras. Esta ação acontece durante toda a atual gestão do presidente Thiago Diaz e resultará na instalação de um grande Memorial a ser implantado ao final do mandato.

“Temos uma Entidade da maior relevância como é a OAB Maranhão, com 88 anos de existência e precisamos preservar documentos históricos da Advocacia Maranhense e o legado de todos aqueles que fizeram e fazem a OAB, incluindo funcionários e colaboradores. Assim, não podemos escrever essa História sem a contribuição de todos”, declarou a presidente da Comissão de Preservação da História Institucional, Lígia Santana.

Santana destaca ainda que projeto do Memorial já está em andamento e é assinado pelo arquiteto e urbanista, José Vieira Neto, graduado pela Universidade Federal do Pará. “Temos o Projeto feito por escritório de Arquitetura, sem ônus para a Seccional. Contamos também com uma sala na nossa sede para montar o acervo documental e fotográfico. Em 2021, apresentaremos tudo que foi pesquisado, coletado e doado para integrar o memorial, que terá visitação permanente para todos que forem à nossa sede, no Calhau”, finalizou.

Apesar da Campanha ser permanente, a presidente da Comissão solicita que os arquivos sejam enviados até o dia 30 de setembro para o desenvolvimento desta etapa do Memorial.

Saiba Mais
A Comissão de Preservação da História Institucional da OAB Maranhão foi criada por iniciativa do Presidente Thiago Diaz, em 2019. Apesar de ser uma comissão jovem, tem uma grande responsabilidade, já que através da memória é possível compreender o passado, as ações da Ordem em determinado momento político e tudo que foi feito em prol da Advocacia e da Sociedade Civil. Sua equipe conta com a colaboração do Vice-Presidente da Comissão, Samário Meireles, responsável pela Pesquisa Histórica; o ex-Presidente da Casa, José Carlos Sousa e Silva, que fez uma doação significativa de documentos, fotografias e livros para o Memorial. Além das doações de material fotográfico do também ex-Presidente da Seccional, Raimundo Ferreira Marques, e do Conselheiro Federal Daniel Blume.