04 Abril - 2021

PORTO E FAROL DA ADVOCACIA E DA SOCIEDADE MARANHENSE: OAB MARANHÃO COMPLETA 89 ANOS

A OAB maranhão completa hoje, 04/04, 89 anos e dá início à preparação para a celebração dos seus 90 anos. Ao longo desse período histórico, 21 presidentes comandaram a instituição e, de forma voluntária, ajudaram a fortalecer a profissão e a luta em defesa do Estado Democrático de Direito, da defesa das prerrogativas dos advogados e advogadas maranhenses, dos direitos fundamentais, da democracia e das liberdades.

A OAB surge no Maranhão no dia 04 de abril de 1932, em um momento onde os Estados da Federação estavam governados por capitães e tenentes. Com o Estado sob o comando do capitão Seroa de Mota, um grupo de advogados, formado por João Hermógenes Matos, Benedito Barros e Luís Carvalho, formou o primeiro Conselho Provisório da OAB/MA.

Em 1º de setembro, de 1932, o Conselho Seccional foi formado pelos advogados Luís Carvalho, Alcides Pereira, Crepory Franco, João Matos e Édson Brandão, sendo eleita, na mesma ocasião, a Diretoria, que ficou constituída por Alcides Pereira (Presidente), João Matos (Secretário-Geral) e Édson Brandão (Tesoureiro). Foi o surgimento da Seccional Maranhense da OAB.

Desde então, ao longo de todo esse período, a OAB no Maranhão tem sido o Porto e Farol da advocacia e da sociedade maranhense. O Porto porque proporciona a segurança da terra firme, e o Farol porque indica o caminho seguro. Essa máxima é repetida como um mantra pelo atual presidente da Seccional, Thiago Diaz, em seus discursos aos novos advogados e advogadas que a cada ano entram para esta Casa, como forma de instigar nesses novos profissionais a essência do que é ser advogado e advogada e do que representa a OAB para eles.

Desde 2016, a diretoria da OAB Maranhão, capitaneada pelo presidente Thiago Diaz, definiu como diretrizes de gestão a valorização, a qualificação, a defesa das prerrogativas e a representatividade na sociedade como as bases que levarão à advocacia maranhense para uma nova era.

Esse processo de construção de uma advocacia cada vez mais respeitada e altiva, conta com o apoio do Conselho Seccional, da diretoria das suas 17 Subseções, da diretoria da Escola Superior da Advocacia, da diretoria do TED, e dos presidentes e membros das mais de 70 comissões, que arregimentam quase mil advogadas e advogados em um trabalho sério, abnegado e comprometido na defesa dos direitos da classe e da sociedade maranhense.

Os trabalhos são intensos, os dias intermináveis, as lutas constantes, os diálogos abertos e transparentes são constantes e as conquistas são inúmeras como fortalecimento da defesa constante e firme das prerrogativas das advogadas e advogados em todo o Estado, por meio da criação de um Sistema Integrado; ter uma das anuidades mais baixas dentre todas as Seccionais; fortalecimento do diálogo institucional com as demais instituições; maior representatividade junto à sociedade por meio do trabalho diário de suas comissões; e um amplo programa de qualificação da advocacia executado pela Escola Superior da Advocacia, hoje, referência na qualidade do ensino jurídico para a classe.

É fato que o cenário atual é outro, e a OAB Maranhão também não deixou de estar presente para assegurar todos os direitos das advogadas e advogados do Estado. É um momento atípico, mas que a OAB esteve ainda mais presente na vida da advocacia e buscou atuar para minimizar os impactos advindos com essa famigerada pandemia do Coronavírus.

Ao celebrar seus 89 anos, a Seccional Maranhense é considerada uma das instituições mais fortes, sólidas e respeitáveis de nossa sociedade, conceitos obtidos por meio de muito trabalho e de lutas incansáveis de vários homens e mulheres que de forma abnegada disponibilizaram seus dias e suas horas de trabalho com muita coragem e determinação em prol da construção de uma instituição cada vez mais forte e representativa.

Parabéns à todos os advogados e advogadas maranhenses.