17 Janeiro - 2019

PRESIDENTE DA OAB/MA EMPOSSA NOVAS DIRETORIAS DE SUBSEÇÕES DA ORDEM NA REGIÃO DO CENTRO MARANHENSE

A presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA), deu posse à nova diretoria da Subseção da Ordem em Presidente Dutra e da cidade de Barra do Corda para o triênio 2019/2021. O evento aconteceu no início desta semana, em solenidades ocorridas nos respectivos municípios sedes das Subseções.

Em evento realizado no auditório da Subseção de Presidente Dutra, o presidente da OAB/MA, Thiago Diaz empossou a nova diretoria e ressaltou sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido na cidade e na região pela Ordem, destacando a missão do novo presidente, Eder da Silva Lima e do vice-presidente, Fernando Sereno, em dar continuidade ao excelente trabalho desempenhado pela ex-presidente da Casa, a advogada Yara Macedo.

“Muita alegria, muita felicidade e um sentimento de gratidão à advocacia do Maranhão, em especial à Presidente Dutra. Estamos com muita expectativa para essa gestão do Dr. Éder e de toda sua diretoria e conselho. Tenho certeza que farão uma grande gestão, não só para advocacia de Presidente Dutra, com a defesa das prerrogativas dos advogados, mas em defesa da região da sociedade como toda. A Ordem tem o compromisso de estar de braços dados com a sociedade, e esse compromisso é reafirmado e fortalecido nesse momento histórico que é a posse da nova diretoria. Agora é continuar desenvolvendo um grande trabalho, assim como fez a diretoria do triênio 2016/2018”, avaliou.

Questionado sobre os próximos passos de sua gestão, pelos veículos de comunicação que realizavam a cobertura do evento, Thiago Diaz foi categórico e ressaltou sobre o programa de intensificação e ampliação das ações que vêm sendo desenvolvida pela Ordem no Maranhão. “Expandir e focar o nosso trabalho, sobre tudo, na defesa das prerrogativas da advocacia, no intuito de aproximar a Ordem dos Advogados do Brasil com a sociedade. Outro ponto da nossa gestão é a interiorização da Ordem, fazendo com que a OAB esteja próxima de cada advogado, inserindo a Instituição no dia a dia do exercício profissional da advocacia no Maranhão e também, de toda sociedade. Entendo que a Ordem, pela importância que tem, pelo legado histórico que temos, precisa estar atenta aos reclames da advocacia e dos reclames sociais do nosso estado”, comentou.

Após ser empossado, o novo presidente da Subseção de Presidente Dutra, Eder da Silva Lima, detalhou alguns dos seus planos para o início de sua gestão, destacando, entre eles, os diálogos com as classes jurídicas. “Inicialmente estaremos visitando todos os magistrados, promotores e delegados. Marcaremos reuniões por especialidade, criminal, previdenciário, entre outras áreas, para que nós possamos ouvi-los e discutir sobre suas demandas. Sentir realmente quais são as nossas prioridades”, descreveu.

Para o presidente empossado, o grande desafio é continuar buscando a união dos advogados da Subseção de Presidente Dutra e defender as prerrogativas, “além de garantir a valorização dos nossos advogados perante a sociedade e entre os próprios colegas, e principalmente, tentar integrar o jovem advogado no nosso meio”, concluiu.

Ao se despedir, a ex-presidente da Subseção da OAB/MA, Yara Macedo, falou que apesar de ter conquistado a sede administrativa, e de tê-la como símbolo da luta de sua gestão, o balanço maior é representado na união implantada entre os advogados. “A união da classe foi um grande ganho, e a sociedade passou a reconhecer o valor que a instituição OAB tem. Tivemos grandes conquistas por meio da nossa disponibilidade à frente da Ordem. Agora fica um desejo de uma excelente administração a quem passa a gerir a Casa de Todos”, expressou.

Participaram da mesa, além do presidente da OAB/MA, Thiago Diaz, a secretária geral da Ordem, Ananda Farias, o diretor-tesoureiro, Kaio Vyctor Saraiva, o Conselheiro Federal, Yuri Brito, o presidente empossado da Subseção de Presidente Dutra, Eder da Silva Lima, a ex-presidente da Subseção, Yara Macedo, o Prefeito Municipal, Juran Carvalho, e o deputado estadual, Ciro Evangelista de Neto.

Subseção da Ordem em Barra do Corda

Ainda na região do Centro Maranhense, a aproximadamente 100 quilômetros de Presidente Dutra, a Subseção de Barra do Corda também foi condecorada com a posse da nova diretoria da Subseção da OAB no Maranhão.

Representando o presidente da OAB/MA, Thiago Diaz, o advogado e diretor-tesoureiro, Kaio Vyctor Saraiva, deu posse ao novo presidente da Subseção, Fernando Lima Sousa, e à vice-presidente, Maria Gilnetes Nascimento, durante solenidade acontecida em uma casa de evento do município.

“O advogado Fernando Lima assume a presidência de Barra do Corda, junto à sua diretoria e com isso, assume o compromisso, o juramento de garantir a valorização e defesa das prerrogativas da advocacia. A nova diretoria será porto e farol da sociedade civil organizada, defendendo a boa aplicação das leis e a valorização da Constituição do Brasil. Eu tenho certeza que ele contará com o apoio da Seccional Maranhão. O novo presidente terá a responsabilidade de substituir a Dra Suely que desenvolveu uma excelente gestão”, afirmou o Tesoureiro da OAB/MA, Kaio Saraiva Cruz.

Em seu discurso, o novo presidente, Fernando Lima ressaltou que a nova diretoria fará um trabalho profícuo na luta pela defesa e valorização das prerrogativas e da advocacia, e também lutará pelas causas relevantes da sociedade civil. “Este é o papel fundamental da OAB, que é de ter um compromisso. Compromisso com os advogados e com a sociedade”, concluiu o advogado.

A ex-presidente da Subseção de Barra do Corda, Suely Lopes, passou o cargo ao presidente eleito, Fernando Lima Sousa e agradeceu os esforços de toda OAB/MA. “Eu concluo o meu triênio entendendo que fiz uma gestão à altura de Barra do Corda, porque quando recebemos esse mandato a advocacia da cidade só existia no papel e em mais nada. Tudo que existe hoje foi fruto do nosso trabalho. Tudo isso eu agradeço ao nosso presidente Thiago Diaz e nossa diretora-tesoureira, Déborah Porto Cartágenes, que sem eles eu não conseguiria ter feito o que eu fiz”

Homenagem

Em Presidente Dutra, houve uma breve homenagem e cumprimentos foram estendidos pelo presidente da Ordem no Maranhão, Thiago Diaz, ao advogado Valeriano Américo de Oliveira, de 97 anos de idade, por ainda atuar na advocacia após 65 anos de profissão, o mais antigo do estado. “Ele é uma referência de ser humano e de profissional da nossa advocacia. Muito honrado em poder dividir este espaço com este ser magnífico”, comentou o Thiago Diaz.

Emocionado, o advogado Valeriano Américo de Oliveira lembrou-se de quando a sede da Ordem de Presidente Dutra começou a ser projetada na cidade “É uma emoção muito grande, pois essa sede da OAB, aqui em Presidente Dutra, foi uma doação do terreno que minha esposa realizou quando foi prefeita. E hoje eu sou o advogado mais antigo do Maranhão, mas me sinto muito feliz por ainda percorrer os corredores dos Fóruns do nosso Estado. Finalmente hoje Presidente Dutra tem uma sede linda. Assisto este ato de forma muito emocionante”, concluiu.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.