12 Setembro - 2018

PRESIDENTE DA OAB/MA ENTREGA SALA DA ADVOCACIA NO TRE

A advocacia maranhense recebeu mais um equipamento para agilizar e impulsionar a carreira jurídica, com a entrega da Sala da Advogacia no Tribunal Regional Eleitoral (TRE- MA), realizada na tarde desta terça-feira (11), pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA), Thiago Diaz. O espaço recebeu o nome de Raymundo Faoro, em homenagem ao advogado e ex-presidente nacional da OAB, na gestão de 1977 a 1979.

Além do presidente da OAB/MA, Thiago Diaz, o evento foi prestigiado pelo presidente do TRE-MA, Ricardo Tadeu Bugarin Duailibe, pelo diretor-geral do TRE-MA, Flávio Araújo Costa, pelos juízes Alexandre Lopes de Abreu, Eduardo José Leal Moreira e Gustavo Araújo Vilas Boas, pelo presidente da Comissão de Advocacia Eleitoral da OAB/MA, José Luís Gama, e pelo vice-presidente da Comissão de Direito Militar da OAB/MA, Leandro Amorim. Também estiveram presentes na cerimônia diversos advogados maranhenses, que já podem contar com mais este espaço para a realização de seus trabalhos.

Durante seu discurso, o presidente Thiago Diaz saudou os presentes e falou do empenho para alcançar os objetivos comungados pela advocacia maranhense. “Temos nos empenhado para dar vazão aos anseios da advocacia maranhense e o que estamos celebrando hoje é o resultado de todo esse esforço conjunto para ampliar os serviços para a advocacia, buscando facilitar o dia a dia do advogado e da advogada maranhense com a entrega desse espaço confortável, aparelhado tecnologicamente e acessível a todos”, comentou.

Compartilhando do mesmo sentimento de felicidade, o presidente do TRE-MA, Ricardo Duailibe, parabenizou a atual gestão da OAB/MA e aos advogados pela conquista. “Esse é um ambiente que a Seccional Maranhão está oferecendo com conforto para que os advogados possam trabalhar. Eu tenho certeza que os advogados vão se sentir tranquilos, principalmente porque hoje tudo é muito tecnológico e a gente pode observar que a sala está bem equipada. É importante ter esse apoio que a OAB está proporcionando para que o advogado possa exercer com segurança sua profissão. Quero parabenizar a diretoria da OAB/MA e ressaltar, também, que estamos compartilhando a campanha de combate às fakes news, combatendo a mentira. Estou feliz em poder contribuir para a realização desse evento e de vários momentos que a advocacia está vivendo”, celebrou.

Para o presidente da Comissão de Advocacia Eleitoral da OAB/MA, José Luís Gama, poder ofertar mais esse espaço para os advogados e advogadas é o reflexo de uma boa desenvoltura que a atual gestão da OAB/MA vem tendo para alcançar os benefícios para a classe. “É uma felicidade poder participar deste momento. A sala representa o caminho para o desenvolvimento do trabalho do advogado”, disse.

A sala, que fica no terceiro andar do TRE, representa mais um avanço no atendimento às necessidades da advocacia, pois traz uma estrutura que vai proporcionar mais agilidade e melhores condições para o trabalho dos profissionais no Tribunal Regional Eleitoral. Os advogados e advogadas terão à disposição, nessa nova estrutura, 2 computadores, impressora/copiadora e internet, em um ambiente climatizado onde podem acessar processos, imprimir documentos, receber clientes para reuniões e outras atividades relacionadas ao desempenho profissional.

Compromisso com a advocacia

Durante a atual gestão, a OAB Maranhão já instalou ou reformou 50 Salas da Advocacia, em Fóruns da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho em todas as regiões do estado. Essas estruturas são instaladas por meio de uma parceria entre a OAB/MA e a Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (CAAMA), que investe na aquisição dos equipamentos.

Do homenageado

A sala da OAB/MA no TRE recebe o nome de Raymundo Faoro, em homenagem que a Seccional Maranhão presta ao advogado e ex-presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, gestão de 1977-1979.

O homenageado foi um dos defensores da democracia e do estado democrático de direito e lutou pelo fim dos atos institucionais dos governos militares, além de ter contribuído para a consolidação do processo de abertura democrática nos anos 70. Com ele a sede da OAB, no Rio de Janeiro, transformou-se num ponto de resistência pacífica contra o regime militar de 1964. Partiu de lá a primeira grande denúncia circunstanciada contra a tortura de presos políticos. Em 23 de novembro de 2003, Faoro foi eleito para a Academia Brasileira de Letras.