08 Agosto - 2018

PRESIDENTE DA OAB/MA, THIAGO DIAZ, ABRE SEMANA JURÍDICA 2018 EM SUBSEÇÃO DE BACABAL

“Mediação e Arbitragem na advocacia atual: métodos alternativos ou necessários?”. Além do questionamento, o título acima foi tema de reflexão para dezenas de advogados e advogadas que estiveram presentes à noite de abertura da Semana Jurídica de 2018, que tem como temática “Justiça e Cidadania”. O evento começou na noite da última terça-feira (7), no auditório da sede da Subseção da OAB, em Bacabal, e segue até amanhã (9), quando será realizada a palestra “Empreendedorismo Jurídico - como transformar seu escritório em uma empresa lucrativa”.

Aproveitando o ensejo do ano eleitoral e que a cidade de Bacabal terá eleições suplementares para o cargo de prefeito em 2018, a Subseção preparou uma programação também incluindo a discussão e a abordagem do Direito Eleitoral na Semana Jurídica. Com o tema “Eleições suplementares 2018, regras e condutas vedadas”, o advogado e especialista Átila Dantas estará nesta quinta-feira na Semana Jurídica 2018 em Bacabal, levando esclarecimentos sobre o assunto aos advogados da região.

Presente na abertura do evento, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão, (OAB/MA), Thiago Diaz, declarou aberta a Semana Jurídica e destacou a importância e a indispensabilidade de cada advogado e advogada na administração da Justiça. “Sempre digo que quando o artigo 133 da Constituição diz que somos indispensáveis para a administração da Justiça, quer dizer que a advocacia brasileira é indispensável ao Estado Democrático de Direito. E vale ressaltar que sem justiça não há democracia no estado de direito. Tenho certeza que essas ações aproximam os advogados da OAB, proporcionando união da nossa categoria. Muito feliz em participar em mais um evento de capacitação de cada advogada e advogado. Momentos como esse garantem, além da capacitação, a união da classe”, celebrou.

Antes da palestra de abertura, Thiago Diaz ressaltou a grandiosidade da temática Mediação e Arbitragem. O presidente da Ordem no Maranhão reiterou que o conteúdo em pauta é substancial, já que o Brasil é um país com 120 milhões de processos na Justiça. “Isso mostra a importância do debate para uma solução alternativa de descongestionar o Judiciário. Para se ter ideia, em São Luís ocorreu mais uma instalação de uma Câmara de Mediação e Arbitragem, devido à grande demanda”, lembrou.

Para endossar a discussão sobre a temática, a advogada, mestre em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), professora da UNDB, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e da Faculdade Pitágoras, Rayana Pereira Sotão Arraes, palestrante da noite, realizou um convite ao público para refletir sobre os novos caminhos do Direito. “Fizemos um convite à reflexão sobre o papel do advogado neste cenário que já está instalado. Qual a nossa importância como profissionais nesse cenário, qual a amplitude da nossa atuação e qual realmente o valor da atuação e da proposta de ação de arbitragem e mediação extrajudicial de conflitos. Eu adianto que uma das vantagens dessa área é dar celeridade ao Judiciário e ainda integrar conhecimentos de profissionais de diversas áreas dando soluções aos conflitos”, pontuou.

A presidente da Subseção de Bacabal e anfitriã do evento, Marlucia Viana, disse que a Semana Jurídica é um momento importante para a advocacia devido à integração da classe para os debates de temas fundamentais para o dia a dia do profissional. “Essa é a terceira edição e hoje estamos trazendo a palestra que discute e apresenta formas de desafogar o Judiciário desse imenso número de processos, levando soluções. Outros temas, como direito eleitoral e métodos criativos para aumentar a movimentação do escritório estarão em discussão nesses três dias. O encontro é um grande presente para a classe da advocacia, na semana em que se celebra o Dia do Advogado. Estamos todos de parabéns”, concluiu.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.