08 Novembro - 2019

VEM AÍ O III SIMPÓSIO DA COMISSÃO DE DIREITO MARÍTIMO, PORTUÁRIO E ADUANEIRO DA OAB MARANHÃO

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Maranhão, por meio da Comissão de Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro (Cdmpa), realizará, no dia 27 de novembro, o III Simpósio da Comissão de Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro. O evento conta com a parceria da Escola Superior de Advocacia (ESA) e acontecerá no auditório da Ordem, a partir das 08h30.

As inscrições para III Simpósio da Cdmpa estão abertas e são gratuitas, podendo ser feitas pelo site da ESA. As vagas são limitadas. Os participantes receberão certificado de 08h, com credenciamento iniciando às 08h.

O Simpósio tem o intuito de proporcionar visibilidade ao setor portuário, marítimo e comércio exterior, debatendo as legislações pertinentes, os gargalos na infraestrutura logística e portuária, a partir da participação da iniciativa privada e o compartilhamento de conhecimentos dos membros da comissão. Para tanto, a programação trará painéis temáticos, tendo em vista a promoção de uma ampla discussão acerca dos temas.

O Painel 01 trará do tema “Segurança da Navegação e o enfoque do Direito Marítimo Internacional” com o capitão dos Portos, Márcio Ramalho Dutra e Mello; representante da APEM (A CONFIRMAR) e o membro Cdmpa da OAB/MA, Rodrigo Bezerra.

O Painel 02 abordará, em seguida, “Perspectivas na Logística Portuária da Baía de São Marcos” com o diretor geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviário (Antaq), Mário Povia; o diretor de Planejamento e Desenvolvimento do Porto do Itaqui, Jailson Luz, e o superintendente portuário da Alcoa TUP Alumar, Domingos Reis.

Finalizando os painéis de discussões, o Painel 03 discutirá “Terminais de Uso Privado e Novo Cenário no Complexo Portuário Maranhense” com o gerente comercial da TUP São Luís, Antonino Gomes, os diretores da Grão-Pará Multimodal – GPM, Nuno Gustavo e Paulo Salvador; o gerente de operações da G5 Logística, Coriolano de Nazareth Jr, e o diretor da Dublin Consultoria, José Artur Cabral.

Serviço:
O quê: III Simpósio da Comissão de Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro (Cdmpa);
Data: 27 de novembro de 2019;
Horário: às 08h30
Credenciamento: a partir das 08h;
Carga horária: 08 horas;
Local do evento: Auditório OAB
Inscrições: Site da Escola Superior da Advocacia
Valores: Gratuitas;
Vagas: Limitadas
Organizadores: Comissão de Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro da OAB/MA e ESA;

Programação:

08h – Credenciamento

09h – Mesa de abertura

DIREITO MARÍTIMO INTERNACIONAL

10h – Painel 01 - "Segurança da Navegação e o enfoque do Direito Marítimo Internacional"

Membro Condutor – Lídia Pflueger

-Capitão dos Portos- Márcio Ramalho Dutra e Mello

-Representante da APEM (a confirmar)

-Rodrigo Bezerra, membro da CDMPA da OAB/MA.

11h30 – Apresentação do TUP Ponta da Madeira- Vale- Roberto Mauro Di Biase, Gerente Executivo;

12h30- Intervalo Almoço;

DIREITO PORTUÁRIO:

14h30 – Painel 2 – "Perspectivas na Logística Portuária da Baía de São Marcos"

Membro Condutor – Saulo Machado Gomes

Palestrantes:

-Mário Povia, Diretor Geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – Antaq

-Jailson Luz, Diretor de Planejamento e Desenvolvimento do Porto do Itaqui

-Domingos Reis, Superintende Portuário da Alcoa TUP Alumar

16h30 – Painel 03 – "Terminais de Uso Privado e Novos Cenários no Complexo Portuário Maranhense"

Membro Condutor – Dr. Carlos Sebastião Nina

- Antonino Gomes- Gerente Comercial do TUP São Luís

-Nuno Gustavo Martins e Paulo Salvador  - Diretores da Grão-Pará Multimodal – GPM.

-Coriolano de Nazareth Jr. – Gerente de Operações da G5 Logística

-José Artur Cabral, Diretor da Dublin Consultoria.

18h30 – Encerramento- Najla Buhatem Maluf - presidente CDMPA OAB/MA.