19 Janeiro - 2021

DIRETORIA DA ESA/MA CELEBRA CONQUISTAS DO ANO DE 2020 E COMENTA ALGUNS PLANOS FUTUROS NO COLÉGIO DE PRESIDENTES DE SUBSEÇÕES

O trabalho desenvolvido pela Escola Superior de Advocacia Prof. José Vera-Cruz Santana foi um dos destaques do Colégio de Presidentes de Subseções, realizado na última sexta-feira, 15 de janeiro. Na oportunidade, a Diretoria da ESA, representada pelo Diretor-Geral, Antônio Gaspar, e pela Vice-Diretora Geral, Lilianne Furtado, fizeram uma rápida retrospectiva com as principais ações de 2020 e algumas novidades para 2021.

Uma dessas novidades divulgadas em primeira mão durante o Colégio é a assinatura de convênio com a Faculdade CEST, que está trazendo o MINTER - Mestrado Interinstitucional para o Maranhão, em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie. As aulas serão, inicialmente, on-line, e, posteriormente, presenciais em São Luís.

Com o convênio, todos os advogados e advogadas maranhenses terão desconto de 15% no Mestrado, sendo assim uma grande conquista para a advocacia ter acesso a esse curso. “É uma medida que se faz necessária para a parcela da advocacia que deseja fazer esse Mestrado. Mais uma vez, a OAB se mostra catalisadora e fomentadora de cursos de mestrado extremamente relevantes para a classe”, comentou Antônio Gaspar.

Sobre as conquistas de 2020, foi dado destaque que, mesmo com a chegada da pandemia, a Escola não deixou de promover a capacitação para a classe, inovando e oferecendo conteúdos diversificados por meio virtual. Ao todo, foram 13 mil alunos qualificados, 515 horas de aula e 64 cursos, ações, lives e palestras em todas as Subseções.

“A ESA não parou durante a pandemia e modificou todo o seu calendário de atividades, adequando-se ao meio virtual. Por isso, é reconhecida por toda a Diretoria da Ordem e pelas Subseções. A capacitação da advocacia seguiu firme por conta de cada pessoa que faz parte da Escola”, comentou o presidente Thiago Diaz.

Sobre esse calendário rico de atividades acadêmicas desenvolvidas pela ESA no ano de 2020, o Diretor Geral da Escola, Antônio Gaspar, e a Vice-Diretora Geral, Lilianne Furtado, fizeram uma explanação aos presentes no evento.

“Ao longo de 2020, nós realizamos muitas atividades importantes para a advocacia, como o preparatório para seleção de mestrado, grandes congressos, cursos e ações para dar suporte à capacitação de cada advogada e advogado maranhense, que encontram na ESA um ambiente com fórum de discussões sobre a vida advocatícia e sobre outros ramos da atividade jurídica”, explanou Lilianne Furtado.

Por ser uma instituição academicamente livre e realizar toda a programação acadêmica da Ordem, o objetivo da ESA é sempre aumentar, expandir e ampliar, seja qualitativamente ou quantitativamente, a capacitação da Classe. Assim, um trabalho em colaboração com os demais setores da Casa enriquece e contribui com o processo.

E ao longo de todo o ano de 2020, houve esse apoio, tanto de outras ramificações da OAB, quanto de instituições externas à Ordem, que trouxeram resultados muito positivos. Diversos cursos foram pensados juntamente com comissões e subseções, como os eventos: Direito Tributário, o Elas no Empreendedorismo, Minicurso On-line de Direito Eleitoral, o Aprender em Família e muitos outros.

Ainda no evento, a Vice-Diretora da ESA, Lilianne Furtado, falou do andamento da organização dos cursos de capacitação que serão realizados ao longo de 2021 nas Subseções, já projetados. “Nós já temos pedidos das Subseções. Vamos continuar os cursos de forma on-line até segunda ordem em razão das medidas contra o coronavírus. Nós já estamos organizando todos os cursos e vendo a disponibilidade dos professores. Em breve, nosso calendário será disponibilizado. Aguardamos as sugestões de todos e vamos começar o ano com muito gás”, explicou a Vice-Diretora.

Por fim, o professor Antônio Gaspar contou que, em breve, serão disponibilizados cursos através do site da OAB. Notícia positiva para os profissionais que gostam do Ensino à Distância. “A advogada ou advogado poderá entrar no site da OAB, clicar na área de cursos e ser redirecionado a mais de 50 capacitações, muitos delas, gratuitas”, revelou Gaspar.