“Essencial é essa troca entre os desafios e oportunidades apontadas pelas Comissões da OAB/MA para que possamos seguir apresentando soluções e fortalecendo a advocacia”, afirmou o presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva. Ele participava da primeira reunião da Comissão da Advocacia Criminal que contou com a participação de presidentes das Comissões do Tribunal do Juri, Defesa das Prerrogativas, Jovem Advocacia e de Política Penitenciária.
São cerca de 80 Comissões atuantes na OAB/MA. A importância dessas unidades para a classe é que proporcionam maior integração com a classe, essa participação proporciona oportunidades de aprendizado, networking e fortalecimento da imagem no meio jurídico. Outro benefício para advocacia é que o advogado ou advogada pode unir áreas conexas da sua atuação jurídica, como por exemplo: Direito Ambiental e Direito Tributário, ou, até mesmo Direito Ambiental e Direito Marítimo entre outros.
Além de sua atuação em prol da classe advocatícia, a OAB possui um papel essencial na defesa dos direitos fundamentais dos cidadãos e no fortalecimento das instituições democráticas. Em momentos críticos da história do Brasil, a OAB esteve presente denunciando abusos, lutando contra retrocessos e promovendo debates fundamentais acerca da constitucionalidade de normas e decisões judiciais.
A OAB também desempenha um papel relevante nas lutas sociais, muitas vezes promovendo assistência jurídica gratuita para cidadãos de baixa renda, denunciando práticas abusivas e colaborando com outras instituições para garantir a proteção de populações vulneráveis.