Na tarde da última quinta-feira, 9/10, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Maranhão (OAB-MA) promoveu um treinamento voltado ao corpo administrativo da instituição, com o objetivo de aprimorar o atendimento às pessoas com deficiência que frequentam diariamente a sede da entidade.
A capacitação “OAB+INCLUSIVA: quando o acolhimento é o primeiro direito”, foi conduzida pela advogada Isabelle Passinho, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-MA, com participação do advogado e mebro da Comissão Floduvaldo Júnior. .
Com sensibilidade e profundidade, Isabelle abordou as diversas nuances que envolvem o cotidiano de pessoas com deficiência, destacando suas conquistas, desafios e, sobretudo, sua humanidade. “Pessoas com deficiência são como quaisquer outras: têm sonhos, desejos, vontades, aprendizados, defeitos e qualidades. Sem distinção”, afirmou.
“O treinamento realizado com nosso corpo administrativo é mais do que uma capacitação técnica — é um gesto de empatia e responsabilidade social. Pessoas com deficiência têm o direito de serem atendidas com sensibilidade e igualdade, e é nosso dever garantir que esse direito seja respeitado em todos os espaços da Ordem. Agradeço à Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na pessoa da presidente Isabelle Passinho, pela condução desse momento tão enriquecedor”, afirmou presidente da OAB Maranhão, Kaio Saraiva.
O treinamento reforça o compromisso da OAB Maranhão com a inclusão, a acessibilidade e o respeito à diversidade, promovendo uma cultura institucional mais empática e acolhedora.
Presente na atividade, o secretário-geral da OAB/MA, Daniel Blume, destacou a importância da iniciativa: “A qualificação do nosso corpo administrativo para o atendimento inclusivo é uma prioridade. A OAB precisa ser um espaço onde todos se sintam respeitados e acolhidos, e esse tipo de ação é fundamental para que isso aconteça.”
A ação integra um conjunto de medidas que vêm sendo adotadas pela instituição para garantir que o ambiente da OAB seja cada vez mais acessível e preparado para atender às necessidades de todos os cidadãos, reafirmando seu papel como agente de transformação social.