Em mais uma ação da campanha da OAB/MA para o Setembro Amarelo foi realizada a palestra “Inteligência emocional como ferramenta de proteção à saúde mental em cargos de liderança”. A atividade soma-se as outras como palestras em escolas e rodas de conversa com a advocacia no intuito de incentivar as pessoas a falarem e procurarem redes de apoio sobre os problemas que enfrentam diariamente.
Para o presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva, “essencial é conversar, dialogar, trazer o assunto sobre saúde mental para os mais diversos ambientes para que as pessoas sintam segurança em procurar a rede de apoio”, disse. De acordo com a OMS, a cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio em algum lugar do nosso planeta. Isso significa que, em um ano, mais de 800 mil pessoas perdem sua vida dessa forma.
A palestra “Inteligência emocional como ferramenta de proteção à saúde mental em cargos de liderança” foi ministrada pela vice-presidente da OAB/MA, Tatiana Machado. Ela tem uma vasta experiência em cargos de liderança e trouxe a sua experiência pessoal e profissional para falar sobre a importância de preservar a saúde mental. “Essencial é buscar equilíbrio, segurança psicológica e nos blindarmos da crescente pressão social, econômica e psicológica que dificulta a qualidade de vida e o equilíbrio das pessoas, principalmente as mais vulneráveis”, afirmou.
Diversas advogadas participaram da palestra, realizada também dentro do programa Terça para Mulheres, do Amo Vinhos. Elas representaram as Comissões da OAB/MA como da Mulher Advogada, Família, Coaching Jurídico, Direitos Humanos, Tributário, Tribunal de Ética da OAB/MA, Escola Superior da Advocacia entre outras.