De 3 a 7 de novembro, o Poder Judiciário brasileiro realiza a 20ª edição da Semana Nacional da Conciliação (SNC), com ações em todo o país voltadas a incentivar a resolução pacífica de conflitos. No Maranhão, a Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, por meio da Comissão de Conciliação, Mediação e Arbitragem, participou da abertura oficial no 1º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de São Luís (Cejusc), localizado no térreo do Fórum Desembargador Sarney Costa, no bairro Calhau.
“A presença da advocacia contribui para fortalecer o papel dos métodos autocompositivos, como conciliação, mediação e arbitragem, oferecendo alternativas ágeis e humanizadas para a solução de conflitos” afirmou a presidente da Comissão, Mediação e Arbitragem da OAB/MA, Cássia Helena Gonçalves.
A solenidade de abertura contou com a presença de autoridades do Poder Judiciário, servidores, conciliadores e representantes de diversas instituições parceiras, reafirmando o compromisso conjunto com a promoção do diálogo e da pacificação social. Representando a OAB Maranhão, estiveram presentes o vice-presidente Carlos Eduardo Menezes e o secretário-geral Ismael Duarte Assunção, que destacaram a relevância da advocacia na consolidação das práticas autocompositivas e na construção de uma justiça mais célere, eficiente e colaborativa.
A Semana Nacional da Conciliação, promovida anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), visa ampliar o acesso à Justiça, reduzir a litigiosidade e promover a pacificação social, beneficiando diretamente cidadãos, empresas e instituições que buscam soluções consensuais para seus conflitos.
Para a OAB/MA, a participação na SNC reafirma a importância de unir esforços entre Judiciário, advocacia e sociedade, fortalecendo práticas que tornam a Justiça mais eficiente, acessível e colaborativa.