Despertar para o bem-estar e combater a violência contra a mulheres. Foi assim o Pedal Delas - Eu Cuido de Mim e das Outras Mulheres". A ação, organizada pela OAB/MA, por meio das Comissões da Mulher Advogada, de Esportes, da Jovem Advocacia, de Direitos Humanos, do Direito e da Advocacia Militar, da Ouvidoria da Mulher, da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão e da equipe Pedal Bike, marcou a celebração do Dia Internacional da Mulher.
Cerca de cem pessoas, entre mulheres e homens, participaram da atividade realizada no último sábado, 08/03. "O evento reforça a importância do autocuidado e da sororidade entre as mulheres, além de incentivar a prática esportiva e o lazer”, disse o presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva. Ele encaminhou a mensagem aos participantes do evento, pois estava em viagem.
A Vice-presidente da OAB/MA, Tatiana Costa, o presidente da CAAMA, Gustavo Mamede e o vice-presidente da CAAMA, Bruno Diaz, recepcionaram os integrantes do Pedal. “A atividade reforça a ideia da rede de cuidados que é essencial para o combate à violência contra a mulher e também na prevenção de situações violentas contra a mulher”, disse Tatiana.
“O ‘Pedal Delas’ é mais do que um simples passeio ciclístico. É uma manifestação de empoderamento e união, promovendo a conscientização sobre os direitos das mulheres e incentivando um estilo de vida mais saudável e ativo”, disse a presidente da Comissão da Mulher e da Advogada, Maria de Ribamar Cardoso.
Com características de cicloturismo, o passeio teve um percurso inclusivo permitindo que ciclistas de diferentes níveis participem da iniciativa. O suporte técnico e estrutura de segurança para garantir a melhor experiência a todas as envolvidas e envolvidos foi organizado durante toda a ação e contou com todo o apoio das instituições parceiras como Comando Geral da PMMA, Comando Geral dos Bombeiros, Centro Tático Aéreo-CTA e Falcões do CTA, que foram responsáveis pela escolta e segurança durante todo o trajeto do passeio e também com a disponibilização da ambulância para dar suporte aos ciclistas.
DADOS ALARMANTES
Desde a criação do Departamento de Feminicídio no Maranhão, há oito anos, os anos de 2022 e 2024 foram os mais críticos, 69 casos registrados em cada ano. Já em 2023, 50 casos. O Maranhão registrou um aumento preocupante de 36% nos casos de feminicídio em 2024. Foram contabilizados 68 crimes, 18 a mais que os 50 registrados em 2023.
O feminicídio é caracterizado por assassinatos motivados por discriminação de gênero, geralmente cometidos por parceiros ou ex-parceiros das vítimas. Os crimes frequentemente estão ligados a ciúmes, suspeitas de traição ou à recusa em aceitar o término do relacionamento.
FERRAMENTAS DE COMBATE AO FEMINICÍDIO
A conscientização é apontada como a principal arma contra o feminicídio. Conhecer direitos, identificar sinais de relacionamentos abusivos e buscar apoio são passos cruciais.
CANAIS DE DENÚNCIA E APOIO
Telefones:
Permite registrar boletins de ocorrência, pedir medidas protetivas e acionar a polícia por georreferenciamento. Baixe aqui.
Casa da Mulher Brasileira: Atendimento 24h em São Luís, reunindo órgãos de apoio às vítimas em um só local.