“A escuta pública fortalece o compromisso com a gestão participativa, permitindo que as metas do próximo ano sejam alinhadas às reais demandas sociais, aos desafios locais e aos princípios de celeridade, eficiência e acesso à Justiça”. Com essas palavras o presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva, participou da abertura da audiência pública com o tema “Gestão participativa para construção das metas nacionais para o ano de 2026”.
A atividade, realizada no dia 01 de julho, é uma organização do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) consolidou o dialogo com magistrados, servidores, membros do Ministério Público, advocacia, defensoria, órgãos públicos, entidades da sociedade civil e, especialmente, com a população, ouvindo sugestões, críticas e propostas que contribuam para o aperfeiçoamento da Justiça.
Durante a audiência foi construída a Proposta Inicial de Metas (PIME) do Poder Judiciário estadual para o próximo ano. “A audiência pública consolida o papel do TJMA como um tribunal atento às necessidades do cidadão maranhense, promovendo políticas judiciárias mais inclusivas, transparentes e voltadas à efetividade da prestação jurisdicional conectado com as metas nacionais”, disse o presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho.
A audiência teve a exposição da juíza auxiliar da Presidência do TJMA, Tereza Cristina Franco Palhares Nina, da assessora de Gestão Estratégica do TJMA, Bianca Giordana Pinto Soares, e do servidor Maycon Wendell Corrêa Silva. A realização da atividade pública é um dos critérios do Prêmio CNJ de Qualidade, concedido anualmente aos tribunais que se destacam na governança, produtividade e transparência.