03 Novembro - 2025

PROJETO VISITA GUIADA APROXIMA CRIANÇAS, ESTUDANTES E JOVENS ADVOGADOS ÀS INSTITUIÇÕES DO DIREITO

A OAB Maranhão realizou, na última semana, três visitas institucionais que integram o projeto "Visita Guiada", desta vez, trazendo duas na sede da Seccional e uma na Central Integrada de Alternativas penais e Inclusão Social (CIAPIS).

Na quarta-feira (29), por meio da Comissão de Direitos Humanos (CDH), o projeto reuniu estudantes do ensino fundamental I do Colégio Dom Bosco. Conduzidos pelos membros da Comissão, Silvana Rubim e Aquiles Valente, a turma participou de uma conversa enriquecedora para entender o funcionamento da Ordem, das leis e da sociedade. Para a membro da CDH, Silvana Rubim, aproximar as crianças do universo do Direito, é aproximá-las da cidadania.

No mesmo dia, os estudantes de Direito da Faculdade UniBRAS, de Santa Inês, foram recepcionados pelo Secretário Geral da OAB/MA, Daniel Blume, pelo presidente da Comissão de Fiscalização, Jonatas Dutra, e pela Conselheira Seccional, Flávia Brito. O bate-papo abordou as principais dúvidas dos estudantes: o apoio da Ordem oferecido aos jovens advogados, as etapas do Exame da Ordem, oportunidades de atuação profissional e a importância da ética na advocacia. Durante o encontro, os representantes da OAB/MA destacaram o papel da instituição na defesa das prerrogativas dos advogados e na promoção da justiça, incentivando os futuros profissionais a atuarem com compromisso, responsabilidade e respeito à sociedade.

O presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva, reforça que a OAB é a casa da cidadania e abrir as portas para as novas gerações é uma forma de fortalecer os valores da justiça e democracia. "Para as crianças, a visita representa o primeiro contato com o mundo do Direito, elas aprendem a importância de respeitar as leis e as instituições. Já para os estudantes, esse momento serve como uma aproximação da Ordem e os leva a refletir sobre o papel transformador da advocacia na sociedade. A OAB Maranhão está sempre de portas abertas para todos que acreditam na justiça e na ética", disse o presidente.

Encerrando a semana, a Comissão da Jovem Advocacia, realizou na sexta-feira (31), uma palestra introdutória voltada à compreensão do modelo CIAPIS e de sua importância na ressocialização de pessoas privadas de liberdade. Em seguida, os inscritos foram visitar a sede da CIAPIS, vivenciando de perto a metodologia aplicada pela instituição. Na ocasião, o inspetor de polícia penal e Supervisor de Monitoração Eletrônica (SEAP), Inácio Gomes Moura Filho, explicou os mecanismos utilizados para realizar o monitoramento de pessoas que possuem tornozeleira eletrônica, além de mostrar o setor de monitoração.

O projeto Visita Guiada foi implementado na gestão do atual presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva, que permite um maior contato com as instituições e na ampliação de perspectivas para os jovens advogados.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.