Falas de reconhecimento, gratidão e debates sobre o planejamento 2025 marcaram o último Colégio de Presidentes de Subseções da OAB/MA. Conduzido pelo presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva, o Conselho fez uma avaliação das conquistas da gestão: fortalecimento das Prerrogativas, ampliação da qualificação em todo o Estado e estruturação da advocacia no interior foram algumas falas de destaque.
Todos os presidentes de Subseções foram homenageados com placas. Um minuo de silencio lembrou o ex-presidente da OAB Barreirinhas, Dr. Orlando Campos. Ele faleceu em novembro e durante toda sua carreira, prestou relevantes serviços à advocacia, ao mundo jurídico e à sociedade maranhense.
O agradecimento pelos serviços prestados foi estendido ao presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão, Ivaldo Praddo, e aos Conselheiros Federais, Cacilda Martins, e Thiago Diaz, coordenador de Comunicação do CFOAB, responsável em mobilizar a advocacia em 2015 e que levou às impactantes mudanças para a advocacia ao longo desses nove anos. Entre os diretores presentes da OAB/MA, o secretário geral, Gustavo Mamede, e Vandir Fialho Júnior, que também receberam elogios.
“A palavra de hoje é gratidão, meus parabéns por cada um de vocês por se dedicarem à Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão. Não tenho dúvida de que, ao longo da gestão, nos doamos para entregar uma Ordem mais forte”, disse o presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva.
Na ocasião, a Diretoria da ESA, nas pessoas do diretor-geral, Sílvio Leite, a vice-presidente, Lilianne Saraiva, e o Diretor de Planejamento de Pós-Graduação, Dihones Nascimento Muniz, receberam placas pelo trabalho comprometido e dedicado e prol da qualificação da advocacia, principalmente no interior do Estado. “Agradecemos pelo reconhecimento e vamos seguir com o propósito de levar qualificação para cada advogada e advogado do Maranhão”, afirmou o diretor da ESA.
Desafios foram colocados ao longo do Colégio de Presidentes de Subseções. Entre eles, a criação de comarcas e varas para desafogar os trâmites processuais, o pagamento dos Alvarás à advocacia, a presença de magistrados nas comarcas, ainda mais fortalecimento da Defesa das Prerrogativas e outros. “Fiquem certos de que caminharemos juntos em busca de soluções e ambientes de trabalho dignos e seguros para a advocacia”, afirmou.
O presidente da OAB Presidente Dutra, Eder Silva, agradeceu “pela gestão compartilhar os mesmos desafios ao longo dos últimos anos”, disse. Com o mesmo sentimento de gratidão, o presidente da OAB Imperatriz, Bruno Guilherme, agradeceu à OAB/MA, ESA e CAAMA “pelo caminhar juntos e pelo aprendizado em conjunto”, afirmou.
A presidente da OAB Caxias, Amanda Glauca, falou sobre a importância do Exame da Ordem ter sido realizado pela primeira vez em Caxias e da entrega de estruturas como o Escritório Compartilhado e a reforma na sede da Subseção. “A advocacia muito se fortaleceu com essas ações”.
Emocionado, o presidente da OAB Pinheiro, Ruterran Martins, que recentemente celebrou a criação da OAB Governador Nunes Freire, lembrou de como o movimento de valorização da advocacia em todo o Maranhão, e na Baixada Maranhense, começou com Thiago Diaz, de maneira desacreditada. “Resistimos, persistimos e entregamos uma instituição ainda mais forte e presente”, afirmou. Outros presidentes como Homullo Buzar (Codó), Andrea Furtado da OAB Bacabal, que segue para o Conselho Federal da OAB, André Farias (Coroatá), Alexandre Magalhães (Buriticupu), Lourival Soares (Chapadinha), Errico Finizola (Santa Inês), se manifestaram agradecendo projetando o futuro da advocacia no Maranhão.
O Conselheiro Federal e coordenador de Comunicação do CFOAB, Thiago Diaz, reconheceu, em sua fala, o trabalho de cada presidente que refletiu nos resultados das últimas eleições. “Estamos no caminho certo. Desde 2016, a OAB/MA ultrapassa o Estreito do Mosquitos, o que fortalece ainda mais a nossa Ordem. É conhecendo as múltiplas realidades que conseguimos com celeridade e de maneira eficiente retornar as respostas que a advocacia exige”, finalizou o conselheiro.