17 Setembro - 2021

ESA/MA REALIZA OUTORGA DA MEDALHA JOSÉ MARIA RAMOS MARTINS E INAUGURA A GALERIA DE DIRETORES DA ESCOLA

Na tarde desta quinta-feira, 16/09, a Escola Superior da Advocacia Prof. José Vera-Cruz Pavão Santana deu seguimento às comemorações de 20 anos de atuação da Escola na qualificação da advocacia maranhense. A programação foi marcada pela inauguração da Galeria de Diretores da ESA e a outorga da medalha José Maria Ramos Martins.

“A nossa Escola Superior da Advocacia começou com um curso de Direito Tributário. E, hoje, temos orgulho de dizer, que aquele projeto inicial se fortaleceu, frutificou e, hoje, finalizamos a semana com 4.500 inscritos nas nossas Pós-Graduações 100% gratuitas e on-line voltadas para a Advocacia Criminal e para a Advocacia Trabalhista e Previdenciária. Hoje, é dia de celebrar toda essa história”, explicou o presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz.

O primeiro evento do dia aconteceu às 15h, momento em que foi lançada a Galeria de Diretores da ESA, um espaço localizado no 1º piso da Seccional e que agora conta um pouco da história da Escola e expõe os nomes e imagens de grandes profissionais que estiveram à frente dos trabalhos da instituição desde o ano da sua criação até os dias atuais.

Ao longo da cerimônia, o primeiro Diretor da ESA, Alberto Tavares, responsável por pensar a estruturação da Escola, agradeceu pela homenagem e expressou o orgulho que sente em ter iniciado a história da ESA e de ver a evolução da instituição ao longo dos anos. “A ESA se transformou, evoluiu e é motivo de orgulho para nós maranhenses e, principalmente, para a classe advocatícia”, discursou.

Presente mais uma vez na programação de comemoração dos 20 anos da Escola Superior, o advogado José Cláudio Vera-Cruz Santana falou sobre o legado do seu pai, José Vera-Cruz Santana, e deixou registrado a admiração que tem pelo professor Alberto Tavares. “Agradeço pela homenagem que a Escola faz ao meu pai. E queria destacar, também, que fui aluno do professor Alberto e, mais tarde, me tornei seu colega. Além do conhecimento transmitido, com ele, aprendi o valor da amizade”, pontuou Santana de forma emocionada.

A Ordem deu destaque ainda à contribuição de cada diretoria que esteve à frente da Escola com dedicação diária para que ela chegasse ao patamar atual, em especial para o brilhante trabalho desenvolvido pelo Professor João Batista Ericeira, que esteve à frente da Diretoria Geral da Escola por três mandatos.

Dando continuidade à programação de quinta-feira, foi realizada a outorga da medalha José Maria Ramos Martins. Através de uma cerimônia marcada de emoção e prestigiada por diversas autoridades ligadas ao ensino jurídico maranhense, a OAB Maranhão e a Escola Superior da Advocacia concederam, na noite de ontem, 16/09, no auditório da Seccional, a medalha Professor José Maria Ramos Martins a 19 importantes professoras e professores das Universidades e Faculdades do ensino do Direito de São Luís e do Interior do Estado.

Na oportunidade, foram agraciados com a honraria: Agostinho Ramalho Marques Neto, Jaqueline Alves da Silva Demétrio, Rafael Machado Passos Vale, Glaucia Fernanda Oliveira Martins Batalha, Vail Altarugio Filho, Hilza Maria Feitosa Paixão, Silvio Carlos Leite Mesquita, Albylane Nery do Nascimento, Fernando Augusto Bacelar, Thales Dyego de Andrade, Rosinaldo Francisco Alvino Mendes e Sérgio Victor Tamer.

Representando os professores das faculdades do interior do Estado, foram contemplados: Francisca Marlucia de Mesquita Carneiro Viana, Ligia Rodrigues Brito Drumm, Patrícia Fernanda Soares Ximenes, Frank Aguiar Rodrigues, Lidiane Kelly Nascimento Rodrigues de Aguiar Lopes e Larissa Cantanhêde do Lago.

“Muitas reflexões pudemos fazer ao longo desse evento que, apesar de breve, foi muito significativo. É uma honra fazer parte da história da ESA e prestigiar quem nos ajuda a construir e levar cada vez mais benefícios para a Classe”, pontuou o Diretor-Geral da ESA, Antônio Gaspar.

Francisca Marlúcia, uma das professoras contempladas com a medalha, falou sobre a importância dos professores advogados. “Devemos ressaltar o quão importante é a carreira do professor advogado. Nós temos uma instabilidade em nossa Legislação que nos leva a ter maior interesse para compreender e repassar aos nossos alunos na sala de aula. Esse é um mister de extrema importância”, ressaltou.

Ainda na cerimônia, foi feita uma homenagem ao advogado José Maria Ramos Martins, que teve sua história e legado enaltecidos.

Participaram da programação, a diretoria da OAB Maranhão, presidentes de comissões, conselheiras, conselheiros e ex-diretores da ESA.


SAIBA MAIS

A medalha foi criada pela Seccional Maranhense no ano de 2017, em conjunto com a ESA Maranhão, para agraciar advogadas, advogados e professores por serviços prestados à Educação Jurídica no Estado e com o objetivo de preservar a memória de José Maria Ramos Martins, falecido em setembro de 2016.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.