23 Agosto - 2021

NOVA EDIÇÃO DO PROJETO APRENDER EM FAMÍLIA TRAZ COMO TEMA “ÓRFÃOS DA COVID - ESTRATÉGIA PARA SALVAGUARDAR DIREITOS FUNDAMENTAIS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES”

Estão abertas as inscrições da nova edição do projeto Aprender em Família, que traz como tema “Órfãos da Covid: Estratégias para salvaguardar Direitos Fundamentais de Crianças e Adolescentes no Maranhão”. O minicurso será transmitido pelas plataformas Zoom e Youtube, no dia 24/08, a partir das 19h30.

A capacitação é realizada pela Escola Superior da Advocacia Prof. José Vera-Cruz Santana e pela Comissão de Direito das Famílias. E, nessa edição, conta com o apoio de diversas instituições, como a Comissão da Mulher e da Advogada; Defensoria Pública do Estado do Maranhão; Ministério Público do Maranhão – Procuradoria Geral de Justiça; Governo do Estado do Maranhão – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, SEDES e Grupo de Apoio à Adoção – AME.

O Aprender em Família é um projeto permanente da atual gestão da Comissão de Direito das Famílias, e tem o objetivo de capacitar e atualizar a advocacia, bacharéis, acadêmicos do curso de Direito, além de aproximar a Seccional Maranhense da comunidade acadêmica e cível a fim de amenizar as necessidades sociais.

Para ministrar o módulo, a OAB Maranhão convidou um elenco de profissionais renomados: Márcio Thadeu Silva Marques, 1º Promotor de Justiça da Infância e da Juventude em São Luís e Professor da ESMP; Gabriel Furtado, Subdefensor Geral do Estado do Maranhão, Vencedor do prêmio Innovare 2014 e 2016; Margarete Cutrim, Secretária Adjunta de Assistência Social/SEDES; Glória Aquino, advogada, Professora Adjunta do Departamento de Direito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA/BR); Cynthia Esteves de Andrade, Advogada, Pós graduada em Direito das Famílias, Presidente do Conselho de Adoção do IBDFAM/MA e Coordenadora do Núcleo Jurídico do AME - Grupo De Apoio à Adoção; Raíssa Medeiros, Advogada, Fundadora do Escritório Raíssa Medeiros Advocacia, atuante em consultoria jurídica empresarial, compliance e direito das famílias; Juliana Belo, Advogada. Membro da Comissão de Direitos da Família OAB/MA. Pós Graduanda em Direito Civil e Processual Civil. Pós Graduanda em Advocacia Feminista e os Direitos das Mulheres.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site da ESA Maranhão. Cada participante receberá certificado de 4 horas.

O quê: Minicurso
Título: APRENDER EM FAMÍLIA: Órfãos da Covid – Estratégias para salvaguardar Direitos Fundamentais de Crianças e Adolescentes no Maranhão
Quando: 24/08
Carga-horária: 4 horas
Local: Plataforma Zoom e YouTube
Inscrição: Site da ESA
Valor: Gratuito
Organização: Escola Superior da Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil e Comissão do Direito das Famílias
Apoio: Comissão da Mulher e da Advogada; Defensoria Pública do Estado do Maranhão; Ministério Público do Maranhão – Procuradoria Geral de Justiça; Governo do Estado do Maranhão – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, SEDES e; Grupo de Apoio à Adoção – AME.

Palestrantes:

Márcio Thadeu Silva Marques - 1º Promotor de Justiça da Infância e da Juventude em São Luís e Professor da ESMP

Gabriel Furtado - Subdefensor geral do estado do Maranhão. Vencedor do prêmio Innovare 2014 e 2016

Margarete Cutrim - Secretária Adjunta de Assistência Social/SEDES.

Glória Aquino - Advogada. Professora Adjunta do Departamento de Direito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA/BR). Pós-doutora em Direitos Humanos e em Direitos Sociais pelo Centro de Estudios Brasileños da Universidade de Salamanca (CEB/USAL/ES). Doutora em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA/BR). Doutoranda em Direito Processual Civil pela Universidade de Salamanca (USAL/ES). Vice-presidente da Asociación de Alumnos Brasilenõs de la Universidad de Salamanca. Vice-presidente da Comissão de Conciliação, Mediação e Arbitragem da OAB/MA. Investigadora do Centro de Investigação em Justiça e Governação da Escola de Direito da Universidade do Minho (UMinho/PT).

Cynthia Esteves de Andrade - Advogada, Pós graduada em Direito das Famílias, Presidente do Conselho de Adoção do IBDFAM/MA e Coordenadora do Núcleo Jurídico do AME - Grupo De Apoio à Adoção.

Raíssa Medeiros Lima Bezerra - Advogada, Fundadora do Escritório Raíssa Medeiros Advocacia, atuante em consultoria jurídica empresarial, compliance e direito das famílias.

Juliana Belo - Advogada. Membro da Comissão de Direitos da Família OAB/MA. Pós Graduanda em Direito Civil e Processual Civil. Pós Graduanda em Advocacia Feminista e os Direitos das Mulheres.