14 Setembro - 2021

PROGRAMAÇÃO DE COMEMORAÇÃO AOS 20 ANOS DA ESA É INICIADA COM CAFÉ DA MANHÃ E LANÇAMENTO DO SELO COMEMORATIVO DA ESCOLA

A Ordem Maranhense deu início às comemorações dos 20 anos da Escola Superior da Advocacia Prof. José Vera-Cruz Santana. O primeiro evento, realizado nesta segunda-feira, 13/09, foi um Café da Manhã para o lançamento do Selo Comemorativo de 20 Anos da ESA, que reuniu diretores e coordenadores do curso de Direito de instituições de ensino, além de representantes das Escolas Superiores de órgãos jurídicos.

Durante a cerimônia, a OAB deu destaque à evolução da Escola ao longo dos anos, fazendo reverência aos que escreveram as primeiras linhas da história da ESA e pontuando suas últimas conquistas.

Logo no início da solenidade, foi exibido um vídeo com a participação de diversos diretores da Escola, que parabenizaram a instituição por suas duas décadas e relataram as contribuições desenvolvidas. Em seguida, a Diretoria da Ordem, os atuais diretores da ESA e o Diretor Vitalício, José Cláudio Santana, discursaram.

“Ao longo desses 5 anos, nós capacitamos 15.000 pessoas, promovemos mais de 300 cursos, palestras, congressos e capacitações. Foram mais de 2.500 horas de aula. Tudo isso é resultado de um trabalho coletivo, tanto das pessoas que fazem a OAB, quanto das instituições parceiras”, expressou o presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz, falando ainda sobre o lançamento das pós-graduações 100% gratuitas destinadas à advocacia.

Representando a fase inicial da Escola, o Diretor Vitalício da ESA, José Cláudio Pavão Santana, destacou momentos importantes da história da instituição, falou sobre o legado do seu pai, José Vera-Cruz Santana, e parabenizou o trabalho da atual gestão da ESA e da OAB Maranhão. “Gostaria de parabenizar a gestão da Escola, ao presidente Thiago Diaz, e externar a minha imensa gratidão e orgulho que tenho de estar aqui hoje”, destacou José Cláudio.

O desempenho da ESA frente ao novo cenário de virtualização também foi reconhecido. A Escola não parou durante a pandemia e modificou todo o seu calendário de atividades, adequando-se ao meio virtual. “O momento de virtualização da Escola passou a alcançar advogadas e advogados de todo o Brasil. Nós nos consolidamos como referência nacional graças ao trabalho colaborativo e de apoio à OAB, de todos os funcionários da Casa e instituições parceiras”, afirmou o Diretor-Geral da ESA, Antônio Gaspar.

Para o Diretor-Tesoureiro da Casa, Kaio Saraiva, que também passou pela Vice-Diretoria da ESA, a capacitação da advocacia em todo o Maranhão é um dos principais feitos da Escola. “Descentralizamos as atividades da instituição, levando aperfeiçoamento, capacitação e atualização a cada advogada e advogado maranhense”, discursou Saraiva.

Dando continuidade à cerimônia, foi realizado o lançamento do selo comemorativo da Escola. Ainda na oportunidade, a Ordem aproveitou para prestar uma homenagem ao prof. João Batista Ericeira, que passou pela Diretoria da ESA por duas gestões.

Fazem parte ainda da programação nesta semana, a inauguração da Galeria de Diretores da ESA e a entrega da Medalha Professor José Maria Ramos Martins.