21 Maio - 2018

ADVOGADOS E ADVOGADAS APROVAM LINHA PEDAGÓGICA UTILIZADA NA CRECHE DA ADVOCACIA

Despertar os estímulos no começo da vida dos bebês, dentro e fora de casa, tem sido uma das tarefas constantes de muitos pais e mães. Segundo especialistas, os três primeiros anos de vida de uma criança são o período de maior absorção das informações e do desenvolvimento das habilidades cognitivas e psicomotoras. Mas e quem não consegue tempo para incentivar esta desenvoltura na fase inicial da vida, o que fazer para não comprometer o futuro destas crianças?

Pensando nessa problemática, a atual gestão da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA), presidida pelo advogado Thiago Diaz, deu um grande passo e, em uma medida inédita na Ordem maranhense, instituiu a Creche da Advocacia, benefício que vem contribuindo com a educação dos filhos da classe da advocacia maranhense.

A Creche da Advocacia tem ajudado muitos pais advogados e mães advogadas que precisam executar as atividades profissionais no cotidiano, como audiências e reuniões profissionais, e não têm com quem deixar seus os filhos.

Quem já está utilizando o serviço ofertado pela OAB aprova a metodologia da Creche da Advocacia, como o advogado Amorim Júnior, que nos dias em que precisa participar de audiências e de reuniões profissionais, deixa a sua filha, Catharina Amorim, de 1 ano, sob as responsabilidades da instituição, que é especializada na educação infantil.

“A avaliação é a melhor possível. Como ela só tem um ano, resolvi deixar por dois dias, mas a tendência é ficar na semana toda, uma vez que aproveito o desconto da OAB”, comentou.

Dentre os benefícios, o advogado ressalta a diferença comportamental e a evolução em determinadas atividades exercidas pela filha. “Apesar de muito recente, já pude perceber alguns avanços nas atividades psicomotoras da minha filha. Hoje está mais fácil encaixar os brinquedos de montar, ela se tornou um pouco mais curiosa sobre os objetos que a rodeiam. O desenvolvimento dela como um todo já está aparente. Espero que continue assim, não há alegria maior a um pai quer ver sua filha aprendendo e se desenvolvendo”, se orgulhou o pai.

Amorim complementou que “mesmo tendo uma babá em casa, escolher um estabelecimento de ensino muito bem credenciado e apto a desenvolver as habilidades da minha filha foi essencial para o início de sua vida escolar”, destacou.

Para o advogado Alan Viana Oliveira, pai do André Luiz, de 2 anos, que também tem frequentado assiduamente a Creche da OAB, além de todos os benefícios diretamente para a criança, a creche tem sido fundamental para a tranquilidade dele em relação ao seu trabalho. “Essa é uma nova fase do nosso filho, que está se adaptando a uma creche especializada, de qualidade, onde esta instituição vai proporcionar para ele uma transição sem grandes impactos. Algumas outras creches são de forma mais traumáticas, onde a gente tem que deixar e sair logo, mas aqui, você pode acompanhar, sentindo a reação delas”, comentou.

Alan conta que essa é mais uma forma de preparar o pequeno André para entrar na escola no ano que vem. “Estou muito feliz com a forma como está sendo conduzido o processo. Profissionais muito qualificados, e minha esposa se sentiu muito acolhida, deixando-a segura para deixar o nosso filho. Eu recomendo que meus colegas tragam seus filhos, pois aqui é seguro e de uma excelente condução da educação das crianças”, pontuou.

Responsável pela implantação da Creche da OAB, o presidente da OAB/MA, Thiago Diaz, enfatizou que a criação desse espaço para os filhos da advocacia em São Luís vem contribuindo com as mães e pais advogados, que muitas vezes saem para exercer o ofício e não têm com quem deixar seus filhos.

O presidente Thiago Diaz, com o apoio da Comissão da Mulher e Advogada, presidida por Ananda Farias, vem trabalhando arduamente em todos os sentidos legais e técnicos para a viabilização do compromisso da atual gestão em equalizar essa situação que tanto afligia as mães e pais advogados. "É um prazer imenso perceber a alegria dos colegas advogados ao se deparar com a estrutura da creche conveniada, ouvir o quanto esse apoio vem fazendo a diferença na vida deles e no desenvolvimento das crianças. E vamos utilizar mais essa conquista da nossa classe", reforçou.

Palavra da especialista

Especialista em análise de comportamento infantil, a psicóloga cognitiva Luana Souto valida os discursos dos pais advogados sobre o desenvolvimento dos filhos ao frequentar ambientes qualificados para o estimulo das crianças.

De acordo com a psicóloga, a criança de 0 a 3 anos tem o poder de absorver aproximadamente 80% dos poderes cognitivos e motores. Então, a importância da creche é exatamente que a criança seja estimulada a aprender a lidar com as dificuldades emocionais, onde ela vai se socializar com outras crianças, entendendo o poder do não, do sim, e de trabalhar melhor as cognições. “Nessa fase ela passa a criar uma base na sua estrutura emocional, aprendendo a lidar com os adultos e as dificuldades, além de despertar novas habilidades, pois a convivência da criança com os adultos é o que faz com que ela se insira no mundo social, entre famílias, amigos e novos obstáculos”, orientou Luana Souto.

Ela destaca que, devido a creche proporcionar muitas atividades lúdicas, com profissionais que estão preparados e capacitados, a evolução das crianças que a frequentam é mais célere. “Estar dentro deste ambiente e com outras crianças é fundamental, pois ela só consegue evoluir, aprender, estando do lado do outro. A criança é como uma esponjinha, ela absorve tudo que se passa para ela. Então, estar na creche é essencial para a evolução cognitiva e motora, para a criança aprender a ter novas habilidades no mundo. Você percebe que crianças que não vão à creche ou escolinha, ela tem maior dificuldade na sociabilização”, comparou.

Funcionamento da Creche da Advocacia

As vagas da Creche da Advocacia são destinadas aos advogados e advogadas, em dia com a anuidade da OAB/MA, que necessitam exercer o ofício, mas que não têm com quem deixar seus filhos.

A OAB/MA disponibiliza um total de 25 vagas diariamente, sendo 125 por semana e 525 mensais. São oito diárias gratuitas mensalmente, podendo ser utilizadas duas vezes por semana, por cada advogado ou advogada.

Os filhos dos advogados e das advogadas são acompanhados por profissionais multidisciplinares, especializados em atendimento ao público infantil. A estrutura conta com supervisores, professores, babás, estagiárias e recreadores.

Os advogados e advogadas interessados em obter mais informações sobre a Creche da Advocacia devem entrar em contato pelos telefones 4009-7075 e (98) 32355515, ou pelo site http://www.oabma.org.br/creche.

A OAB/MA convida aos advogados e advogadas para realizar uma visita na sede do Dom Bosco Infantil. A creche, que se localiza na Avenida Jornalista Miécio Jorge, no Bairro Renascença II, tem capacidade para atender até 25 crianças de 1 a 4 anos por dia, de 7h30 às 12h. A OAB/MA oferta oito diárias gratuitas mensalmente, podendo ser utilizadas duas vezes por semana. A partir da 9ª diária, serão concebidos 40% de desconto no pagamento.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.