03 Setembro - 2018

AVANÇO: COLÉGIO DE PRESIDENTES APROVA ALTERAÇÕES NA CLÁUSULA DE BARREIRA EM PROL DA JOVEM ADVOCACIA

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA), Thiago Diaz, e o presidente da Comissão de Jovens Advogados da Ordem, Rômulo Chagas, estiveram na Conferência Nacional da Advocacia, em Gramado, onde participaram de uma conquista histórica para a advocacia do país: a propositura das alterações na cláusula de barreira para a jovem advocacia.

O ato foi efetivado com a recomendação da exclusão de cláusula de barreira para a jovem advocacia no âmbito dos conselhos Seccionais e a redução do prazo de três anos para que o jovem advogado possa se lançar a cargos de diretoria das Caixas de Assistência, Subseções, Seccionais e do Conselho Federal da entidade.

Todas as alterações foram aprovadas pelo Colégio de Presidentes de Seccionais da OAB, de forma unânime, durante a realização da conferência. A medida segue como recomendação para ser referendada pelo Conselho Federal da OAB, para que a instituição envie pedido de projeto de lei ao Congresso Nacional e peça alteração do Estatuto da Advocacia.

Atuante na luta em defesa da advocacia maranhense, o presidente da OAB/MA, Thiago Diaz, tem integrado a campanha em prol da diminuição dos entraves impostos para os advogados novatos. “Mais um passo dado em benefício não só da Jovem Advocacia, mas que chega para encorpar e fortalecer toda a categoria. Somos favoráveis ao pleito dos jovens advogados do Maranhão e do Brasil”, ressaltou o presidente.

Para o presidente da Comissão de Jovens Advogados da OAB/MA, Rômulo Chagas, atuante na causa e que teve papel decisivo na conquista, o sistema OAB demonstra a importância da jovem advocacia com essa decisão. “A partir de agora a OAB se tornará mais democrática com seus pares. Com o fim da cláusula de barreira, os novos advogados não somente votarão, como também poderão ser votados, e isso é uma forma de demonstrar que a Jovem Advocacia tem o poder de grande expressividade dentro da Ordem e que os advogados têm muito a contribuir para a melhoria da classe. Essa decisão é uma das bandeiras que sempre defendemos. Isso demonstra que a luta da Comissão de Jovens Advogados da OAB/MA valeu a pena porque todos serão contemplados. Essa era uma aclamação geral, desde o início da nossa gestão”, pontuou.