30 Abril - 2019

CJA da OAB/MA se reúne para debater ações em prol da jovem advocacia maranhense

No intuito de debater ações para os novos advogados que integram o mercado profissional, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA), por meio da Comissão dos Jovens Advogados, realizou na última segunda-feira (29) a reunião ordinária do mês de abril na Grande Sala da Escola Superior da Advocacia (ESA).

À frente da Comissão dos Jovens Advogados, o presidente Dihones Muniz apresentou uma lista de propostas de ações da Ordem para o próximo triênio, entre elas, algumas sugestões para melhor atender aos advogados no “Bem-vindo à Ordem”, programa especial onde os compromissandos são acolhidos pela Seccional Maranhense.

O “Bem-Vindo à Ordem” é desenvolvido pela Comissão de Jovens Advogados da OAB/MA e reúne os profissionais em torno de uma temática atual sobre a Advocacia, visando a qualificação do jovem advogado. No programa o grupo de novos advogados conhece os setores da OAB/MA que serão visitados por eles ao longo do exercício profissional.

“A nossa reunião tem como foco a discussão e implementação de ideias para que o jovem advogado possa se sentir pleno para realizar sua atividade profissional. Por isso trabalhamos com um olhar diversificado, plural, como a qualificação dos advogados até o bem estar social deste profissional”, comentou o presidente da CJA, Dihones Muniz.

Dentre as sugestões apresentadas na noite de ontem, foi citada a possibilidade de se estudar a readequação de um horário vespertino para a realização dos compromissos dos advogados. Outro ponto debatido foi a ampliação das ações desenvolvidas pela Ordem durante o acolhimento dos familiares dos advogados no evento, como serviços de saúde, com aferição de pressão e teste de glicemia. “É uma sistemática de acolher cada vez mais os advogados e seus familiares nesse momento tão importante na vida destes profissionais”, ressalta o presidente da Comissão de Jovens Advogados.

Um dos eixos defendidos pelo atual presidente da Ordem no Maranhão, Thiago Diaz, é a interiorização da OAB/MA nos municípios. E foi pensando na diretriz da gestão que a Comissão dos Jovens Advogados vem desenvolvendo ações disseminadoras para o interior do estado como a realização de cursos da Escola da Jovem Advocacia nas áreas, cível, criminal, trabalhista e da advocacia previdenciária.

Durante o encontro ainda foram discutidos a realização do projeto “OAB na faculdade” que visa integrar e acolher estudantes e estagiários de direito em atividades da Comissão da Jovem Advocacia. Foi proposta ainda uma campanha de incentivo aos estagiários para a retirada da carteira da OAB/MA de estagiários.

A advogada e membro da Comissão dos Jovens Advogados, Fernanda Mendonça, que esteve presente na reunião falou da importância do encontro para estreitar laços entre os jovens advogados a Comissão de Jovens Advogados da OAB/MA. “Essa atividade proporciona o convívio com amigos e colegas de profissão, além de podermos realiza diversas ações, como doações de mantimentos, roupas, entre outras. O encontro contribui com a aquisição do conhecimento jurídico através de workshops, seminários, roda de conversa com palestrantes, deixando sempre os jovens advogados envolvidos com atualidade jurídica”, concluiu.

A reunião ordinária acontece mensalmente na sede da OAB/MA, no Calhau.