27 Novembro - 2017

COMITIVA DA OAB/MA PARTICIPA DA XXIII CONFERÊNCIA ESTADUAL DA ADVOCACIA BRASILEIRA EM SÃO PAULO

A Seccional Maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil, por meio do Conselho Seccional, dos Presidentes de Comissões e Diretoria, participa de hoje até o dia 30 da XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira. “Em Defesa dos Direitos Fundamentais: Pilares da Democracia, Conquistas da Cidadania” é o tema central da atividade, que foi organizada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e pela Seccional de São Paulo. A Conferência é uma demonstração de união da advocacia nacional em um momento que o Brasil requer o protagonismo da advocacia. A abertura acontece hoje (27) em São Paulo.

“Essencial para a classe advocatícia é o debate sobre a valorização da profissão, pois, a advocacia unida e atuante reafirma e garante os princípios democráticos necessários ao bem social. Temos tratados temas relevantes tanto para a sociedade quanto para a classe, essencial em um momento tão delicado que o país passa hoje e a Ordem tem tratado temas relevantes e fundamentais para a cidadania”, disse Thiago Diaz, presidente da OAB/MA.

Temas

O tema principal da Conferência guia os oito eixos temáticos do evento, com cinco painéis cada. São eles: Direitos e Garantias Constitucionais: Cidadania e Transparência; O Necessário Combate à Corrupção e o Devido Processo Legal; Reformas Estruturais: Avanços e Retrocessos; A Garantia do Acesso à Justiça; Protagonismo da Advocacia: Valorização, Prerrogativa, Ética e Ensino Jurídico; Pluralismo: Liberdade, Igualdade e Tolerância; Direitos Humanos; e Questões Atuais e Relevantes no Direito.

Mais de 50 eventos especiais ocorrem paralelamente aos painéis principais, com temas variados, como o Quinto Constitucional, direito eleitoral, direito penal, direito constitucional, a maior participação das mulheres, o combate ao trabalho escravo, reuniões de comissões da OAB e da Escola Nacional de Advocacia, entre muitos outros.

Lançamento Livro Maranhense

No dia 29 de novembro, o professor João Batista Ericeira, diretor da Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB/MA lança o seu livro , “Notáveis Advogados”. A atividade acontece as 16h no estande na Escola Nacional de Advocacia, no pavilhão de Exposições Anhembi. Em agosto, o livro foi lançado em São Luís, durante a abertura da VIII Conferência da Advocacia do Maranhão.

“É uma obra de extrema relevância para a memória da advocacia brasileira. Foram mencionados advogados de todo o Brasil, dentre eles Rui Barbosa, Sobral Pinto, Evandro Lins e Silva e outros, que tiveram desempenhos notáveis em determinadas fases da vida nacional, sempre atuando na defesa do Estado Democrático de Direito”, disse o autor, advogado e professor João Batista Ericeira.