18 Abril - 2023

CONSELHEIRO FEDERAL PELA OAB/MA REPUDIA FALA XENOFÓBICA DO DESEMBARGADOR DO PARANÁ

O Conselheiro Federal da OAB pelo Maranhão, Daniel Blume, durante sessão do Conselho Pleno realizada nesta segunda-feira, 17/04, repudiou a fala preconceituosa do Desembargador Federal do Paraná, Mário Helton Jorge, que afirmou que o estado paranaense tem “nível cultural superior” ao das regiões Norte e Nordeste.

“Por conta de mazelas históricas, o povo do Norte e Nordeste têm, infelizmente, menos oportunidades de estudos quando comparado à população do restante do Brasil. Mas isso não reflete a inferioridade cultural dessas regiões do nosso país, que mostram a riqueza de conhecimentos e expressões artísticas por meio da dança e outras manifestações culturais, inclusive na advocacia. Nós, do Norte e Nordeste, não somos melhores, somos iguais a todos os outros advogados que militam no país, razão pela qual eu repreendo as colocações preconceituosas deste magistrado”, expressou Blume.

Em conjunto com o Conselheiro Federal do Rio Grande do Norte, Olavo Hamilton Ayres, foi formalizado o pedido de representação junto ao Conselho Federal de Justiça em face do Desembargador Mário Helton Jorge e de suas falas xenofóbicas.

O CFOAB, em nota referendada pelo Conselho Pleno, reafirma o compromisso com a Justiça e informa que irá instaurar representação no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e no Ministério Público Federal (MPF), exigindo a adoção das providências necessárias contra o desembargador Mário Helton Jorge.