03 Setembro - 2018

CONSELHO ESTADUAL COLOCA EM PAUTA TEMAS REFERENTES AO FUTURO DA JOVEM ADVOCACIA MARANHENSE

O Conselho Estadual da Jovem Advocacia (CEJA), da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA), aprovou por unanimidade as temáticas de reinvindicações colocadas em pauta pelos componentes do órgão deliberativo, na última sexta-feira, durante a reunião extraordinária promovida na plenária da sede.

Entre as solicitações, foram submetidas a votação a definição de um cronograma de ações para a instituição da lei do piso salarial da advocacia no Maranhão, expandindo o assunto da obrigação ética para o legal, por meio de uma lei.

Outro ponto foi a realização de debates e elaboração de diretrizes para o fortalecimento da profissão e o combate à desvalorização dos honorários advocatícios.

À frente do Conselho Estadual da Jovem Advocacia da OAB/MA, o advogado e presidente, Dihones Muniz, disse que a reunião tem o intuito de tratar sobre as pautas de urgência que precisam ser amplamente debatidas, entre elas o esclarecimento da Diretoria do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) e o encaminhamento sobre as atribuições aos conselheiros Jovens à função de advogados dativos de processos do TED da Seccional Maranhão. “Um dos pontos foi sobre a vinculação dos conselheiros da jovem advocacia para atuarem como advogados dativos dentro dos processos do TED, onde existe uma demanda razoável, a qual o Conselho estaria se dispondo a suprir essa demanda e contribuir com a advocacia, recebendo em troca a experiências de sustentação oral, entre outras práticas advocatícias”, comentou.

Outros assuntos colocados em pauta foram a ajuda de custo para os conselheiros jovens do interior do estado, a elaboração do Censo da jovem advocacia do maranhão, para obtenção de dados estratégicos capazes de nortear e embasar as proposições e ações do Conselho Estadual da Jovem Advocacia e a OAB/MA, com a sugestão de temáticas e criação de Grupo de Trabalho para preparação de questionários e demais pertinências.

E por fim, o encontro tratou sobre a definição da periodicidade das reuniões ordinárias Conselho e dos esclarecimentos sobre o papel do CEJA no Encontro Regional da Jovem Advocacia, a ser realizado neste mês, em São Luís.