03 Fevereiro - 2022

NO CONSELHO FEDERAL, PRESIDENTE KAIO SARAIVA DEFENDE FUNCIONAMENTO PRESENCIAL DOS FÓRUNS JUDICIAIS

Para levar as principais demandas da advocacia do estado ao Conselho Federal, o presidente da OAB Maranhão, Kaio Saraiva, esteve presente em Brasília, na sede da OAB Nacional, reunido com representantes das Seccionais de todo o Brasil. O encontro aconteceu na última terça-feira, 1º de fevereiro, e teve a reabertura dos fóruns judiciais como pauta mais discutida.

“A advocacia e a sociedade necessitam dos fóruns em funcionamento. Certamente, por conta da pandemia, todos os protocolos sanitários devem ser seguidos para que as atividades judiciais ocorram da melhor forma. Por isso, assim como nós, da OAB Maranhão, o Conselho Federal também acredita que o diálogo com as instituições envolvidas será importante para que tudo seja resolvido da melhor forma. Não mediremos esforços para defender esta pauta”, explicou o presidente da Ordem Maranhense, Kaio Saraiva.

O novo presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, informou que levará o assunto ao conhecimento do ministro Luiz Fux, presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF).

“A permanência dos fóruns fechados é uma situação delicada para a advocacia e para os cidadãos. Queremos dialogar sobre o tema com o presidente Fux para encontrar formas de os fóruns funcionarem, adotando os protocolos de segurança contra Covid, mas permitindo acesso da advocacia e de membros do Judiciário”, expressou Simonetti, afirmando ainda que a Ordem buscará o diálogo e, se necessário, também adotará medidas legais.

Na oportunidade, também estiveram presentes, os presidentes seccionais Vagner Paes (AL), Auriney Brito (AP), Jean Cleuter (AM), Daniela Borges (BA), Erinaldo Dantas (CE), Délio Lins e Silva Jr. (DF), Rafael Lara (GO), Bitto Pereira (MS), Sérgio Leonardo (MG), Gisela Cardos (MT), Harrisson Targino (PB), Marilena Winter (PR), Márcio Nogueira (RO), Luciano Bandeira (RJ), Ednaldo Vidal (RR), Cláudia Prudêncio (SC), Patrícia Vanzolini (SP) e Danniel Costa (SE).

Fotos: Alexandre Motta (CFOAB)