21 Maio - 2018

OAB/MA PARTICIPA DAS CELEBRAÇÕES DOS 50 ANOS DA JUSTIÇA FEDERAL NO MARANHÃO

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA), Thiago Diaz, e a diretora tesoureira da Seccional, Deborah Porto Cartágenes, participaram da sessão solene em homenagem aos 50 anos de instalação da Justiça Federal no Maranhão. A solenidade foi presidida pelo diretor do Foro da Seção Judiciária do Maranhão, Lino Osvaldo Serra Sousa Segundo, e pelo Presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Desembargador Federal Carlos Eduardo Moreira Alves.

Para o presidente da OAB/MA, a data é emblemática e muito importante para a sociedade maranhense, por fazer alusão à instituição do Poder Judiciário Federal no Estado do Maranhão. “Nesse momento a Ordem congratula e parabeniza a todos os juízes, servidores, e àqueles que militam na Justiça Federal no Maranhão. Destaco ainda a importância e a boa relação existente entre todos os operadores do Direito, entre os atores da prestação jurisdicional da Justiça Federal. E por fim, enfatizo que essa profícua relação é norte e, sem dúvida nenhuma, baliza uma boa prestação jurisdicional à sociedade maranhense”, comentou Thiago Diaz.

O diretor do Foro da Seção Judiciária do Maranhão, Lino Osvaldo Serra Sousa Segundo, falou da satisfação em ocupar hoje a função de diretor do foro e de ter oportunidade de celebrar junto com amigos os 50 anos da Justiça Federal. “Eu, que milito há 17 anos, falar da Justiça Federal é falar de mim mesmo. A Justiça Federal nestes 50 anos de instalação vem sempre procurando melhorar para poder prestar o melhor serviço ao jurisdicionado que a procura”, resumiu.

O Magistrado reiterou sobre os eventos marcantes para a Justiça Federal ocorridos nos últimos anos, como a interiorização da Justiça. “Hoje ela está presente, além de Imperatriz, em Caxias, Bacabal e Balsas, e na capital. A própria Seção da Justiça Federal em São Luís cresceu, e hoje nós somos 13 Varas e 2 turmas recursais. A demanda tem crescido muito depois da criação dos chamados Juizados Especiais Federais. E tudo isso tem sido um desafio nestes 50 anos”, relatou.

O presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Carlos Eduardo Moreira Alves, falou da expansão dos postos da Justiça Federal no Maranhão e dos trabalhos desenvolvidos, aumentando o acesso da população à Justiça Federal. “Muitas iniciativas têm sido tomadas a propósito disso, talvez a mais exitosa delas é a chamada Juizado de Pequenas Causas. Essa é a espécie de jurisdição que mais de perto fala com as pessoas que necessitam da justiça”, concluiu.

Durante a solenidade foram prestadas homenagens a diversas personalidades que fizeram e fazem parte da história da Justiça Federal no Maranhão. A Medalha Ministro Carlos Madeira foi entregue ao Presidente do Tribunal Regional Federal Regional da 1ª Região e ao Desembargador Leomar Amorim, falecido em 2014, que foi lembrado numa homenagem realizada pelo Ministro Reynado Soares da Fonseca.

Ainda durante o evento, foram distribuídos exemplares da Revista Justiça Federal – 50 anos – uma edição histórica onde os personagens que fizeram e fazem a Seção Judiciária do Maranhão relatam fatos do passado e do presente e falam das expectativas para o futuro.