25 Março - 2019

OAB/MA realiza curso de “Técnicas de Comunicação com foco no atendimento” para funcionários

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão, (OAB/MA), realizou, no ultimo dia 19/03, o curso de “Técnicas de Comunicação com foco no atendimento”. O evento, ministrado pelo consultor e professor doutor em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Fundação Getúlio Vargas (FGV), Eduardo Refkalefsky, foi destinado aos funcionários da Ordem no Maranhão.

A secretária Geral da Seccional Maranhão, Ananda Farias, falou dos investimentos com os cursos que a Ordem vem desenvolvendo para os funcionários no Maranhão e reflexo na advocacia. “A importância do curso é de aperfeiçoa a parte de atendimento da Casa, principalmente porque os prazos estão cada vez menores e os advogados cobram mais excelência. Então precisamos pensar nos funcionários como prestadores de serviços, e dessa forma, no advogado, que será o maior beneficiário de todo esse projeto da nossa gestão”, comentou.

O palestrante, Eduardo Refkalesfsky, ressaltou sobre a elaboração do curso com carga horária de 2 horas para capacitar os funcionários da Casa, que irá contribuir com a melhoria na prestação de qualidade para o atendimento eficiente dos advogados e cidadãos maranhenses.

“A nossa ideia com o curso de Técnicas de Comunicação é melhorar o atendimento da OAB. Geralmente costumamos usar a comunicação o dia inteiro, mas não tendo a consciência de uma comunicação com eficiência e de alto impacto. Trabalhamos com técnicas com pessoas que lidam com o público diretamente para uma excelente abordagem profissional”, pontuou o professor.

Realizando uma referência ao psicanalista, educador, teólogo e escritor Rubem Alves, o palestrante classificou uma de suas metodologias no curso como “Escutatória”. “Temos curso de oratória, mas não tem de escutatória. Neste item eu falo de como você escuta, o que tem que fazer para estimular a outra pessoa a falar mais. Explicar que o profissional não deve realizar uma escuta literal, direta, ou seja, ela precisa entender o contexto da fala, o que o outro quer dizer. Ensino que se deve olhar nos olhos, ‘escutar’ o não verbal, porque a pessoa passa muita informação pelo corpo, se ela encontra-se em um estado emocional diferente, se está meio nervosa , tensa ou feliz. Tudo isso ajuda a gente a escutar melhor, e entender ao outro”, detalhou.

O segundo e último tópico da palestra foi derivado da escuta, que é o item simpatia. A simpatia é justamente a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa. “De vestir as sandália de outra pessoa. Com a empatia você consegue se aproximar de outra pessoa e te faz entender melhor sobre ela”, reiterou Eduardo Refkalesfsky.

A funcionária da OAB/MA, secretária do gabinete, Mariana Borralho, também elogiou a iniciativa da Ordem e revelou suas expectativas. “Os cursos são essenciais na vida do profissional, pois te capacita para que você consiga atuar de forma mais dinâmica e atendendo aos anseios do seu público. Aprendi muito e espero aprender ainda mais com os próximos cursos. Sou muito curiosa e acho muito importante se conhecer muito bem o trabalho desenvolvido pela OAB”, revelou.