25 Março - 2019

OAB/MA realiza sessão do Conselho Seccional e empossa membros do Tribunal de Ética e Disciplina

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA), realizou no início da noite da última quinta-feira (22) a sessão ordinária do Conselho Seccional da OAB/MA. Entre os assuntos da ordem do dia, estiveram em pauta a apreciação da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra o Governo do Estado, em relação ao caso do Pagamento dos precatórios, a aprovação dos membros para compor o Tribunal de Ética e Disciplina (TED), além da comunicação dos conselheiros.

Na ocasião, os advogados tiveram a oportunidade de aprovarem as temáticas em pauta e compartilharem com os colegas as ideias que contribuirão no desenvolvimento da gestão da Ordem nos próximos anos.

O presidente Thiago Diaz homenageou abriu a sessão homenageando todas as mulheres, em especial as advogadas, pelo mês da mulher. “Eu inclusive conversei com o presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz, sobre a simbologia da nomeação da conselheira Federal Ana Karolina Carvalho, no mês de março. Ela que passa a ser a primeira mulher procuradora nacional de prerrogativas do Brasil. Isso é emblemático e simboliza que a Ordem tem mulheres fortes e mulheres valorosas. Mostra que a OAB tem compromisso com a igualdade de gênero e respeito às mulheres, e no que se refere às advogadas, o reconhecimento pelo trabalho e potencial”, comentou.

Outra referência às mulheres foi feita pelo presidente da Ordem em nome da advogada Mariana Berredo, que assume a presidência do Conselho Estadual da Jovem Advocacia. “Eu quero mencionar a nomeação da nossa presidente do Conselho Estadual da Jovem Advocacia, Mariana Berredo que foi na última gestão vice-presidente da Comissão de Jovens Advogados, e que sempre se mostrou muito engajada na causa, o que é reforçado pelo seu histórico de compromisso com a jovem advocacia”, ressaltou.

Ainda na sessão, o presidente da Seccional Maranhão deu posse aos novos membros do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB/MA. Thiago abriu a cerimônia cumprimentando os presentes e dando boas-vindas aos novos integrantes.

Em seu discurso, Thiago Diaz agradeceu a colaboração e a disposição de cada um dos advogados e parabenizou aos que compuseram a diretoria nos últimos 3 anos pela excelente atuação. “Fico feliz em referenciar o Tribunal de Ética e Disciplina, que foi à frente do seu tempo, realizando na nossa última gestão um grande destaque. Destaque por bater recorde de produtividade, uma das gestões que mais julgou, absolvendo e condenando, quando necessário, de maneira responsável, na certeza que estamos fazendo justiça nos nossos processos éticos disciplinares”, comentou Thiago Diaz.

Após ser empossado, o novo presidente do TED, o advogado Frederico Augusto Costa Lima, cumprimentou os novos membros e destacou a importância da responsabilidade e do trabalho que passam a exercer.

Compuseram a mesa do evento, além do presidente da OAB/MA, o Vice-presidente, Heleno Mota, a Secretária geral da Ordem, Ananda Farias, a Secretária geral adjunta, Valéria Regino, o Diretor-tesoureiro da Seccional Maranhão, Kaio Saraiva, o Diretor geral da ESA, Antônio Gaspar, os Conselheiros Federais da OAB, Karolina Carvalho e Yuri Brito, e o conselheiro Seccional, Alex Murad.

Membros julgadores empossados:

Frederico Augusto Costa Lima