27 Abril - 2018

PAINEL “TEMPO E CONTRATEMPO NO ENSINAMENTO JURÍDICO” MARCA SEGUNDO DIA DE PROGRAMAÇÃO DO CENTENÁRIO DA FACULDADE DE DIREITO DO MARANHÃO

O segundo dia de programação do Centenário da Faculdade de Direito do Maranhão foi marcado por uma conferência e um painel. Nesta quinta-feira (26/04), as atividades foram iniciadas às 9h, na sede da OAB Maranhão. O painel “Tempo e Contratempo no Ensinamento Jurídico”, ministrado pela professora Ana Paula Rocha Bonfim, tendo como coordenadores de mesa o professor José Rossini Campos do Couto Corrêa e o diretor-tesoureiro do Conselho Federal da OAB, Antonio Oneildo Ferreira.

Doutora em Família e Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica de Salvador (UCSAL) e professora assistente da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Ana Paula Bonfim resgatou em seu painel um pouco da história das faculdades de Direito no Brasil. “As faculdades de Direito, além de estarem ligadas à política, também eram símbolos de Justiça. Apesar de serem de elite, havia um anseio das classes menos favorecidas em relação a elas”, destacou.

A professora ressaltou características dessas faculdades ao longo dos anos, marcadas por uma tendência liberal. “As bases dessas faculdades de Direito são as mesmas. A tendência libera foi responsável por muitas coisas boas, mas também por aspectos negativos”, afirmou, enfatizando um afastamento e uma formação mais humanística, o que resultou, em muitos casos, no que ela denomina de “fábrica de bacharéis”.

Apesar desse aspecto negativo, Ana Paula Bonfim apontou tentativas de resgate dessa história original das faculdades de Direito, exemplificando com o modelo adotado pelo curso de Direito da UFBA. “A Universidade Federal da Bahia segue o modelo francês, em dois ciclos. O aluno entra no Bacharelado Interdisciplinar, em que recebe uma formação em humanidades e só então começa a fazer as disciplinas de Direito”, exemplificou.

Ao final do painel, a professora Ana Paula Bonfim recebeu os cumprimentos do professor João Batista Ericeira, diretor-geral da Escola Superior de Advocacia (ESA), e do diretor-tesoureiro do Conselho Federal da OAB, Antonio Oneildo Ferreira. “É uma alegria tê-la aqui, Dra. Ana Paula, trazendo aspectos bastante pertinentes da cultura jurídica que, geralmente, não falamos, e que contribui para as reflexões sobre essa instituição centenária”, elogiou Oneildo Ferreira.