28 Setembro - 2018

PRESENÇA DE RICARDO MOLINA ATRAI ESTUDANTES DE DIREITO E ADVOGADOS DE SÃO LUÍS

Na noite da última quarta-feira (26), dezenas de advogados e estudantes de direito se reuniram no auditório do Instituto Florence, em São Luís, para participar da palestra da maior referência em perícia e docente da Universidade de Campinas, Ricardo Molina, promovida em parceria com a OAB Maranhão.

Na ocasião estiveram presentes o o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão, Thiago Diaz, o diretor do Instituto Florence, Professor Bento Ives Barbosa de Oliveira Gomes, os desembargadores do Tribunal de Justiça do Maranhão, Jorge Rachid e Paulo Venten, que neste ato representou o presidente do órgão; a promotora de justiça do Maranhão, Selma Monteiro, e o presidente da Associação dos Delegados da Polícia Civil do Maranhão, Marconi Lima. Eles fizeram falas de elogio e expressaram a relevância do evento para auxiliar nas reflexões sobre o trabalho criminalístico na atualidade.

Na palestra, Ricardo Molina explicou sobre a área à qual vem se dedicando há anos: a fonética forense, que implica um trabalho que visa aumentar a inteligibilidade de conteúdos de áudio, realizar transcrições, checagem da autenticidade do material bem como análises sobre alterações na voz (efeitos de estresse, álcool, etc). Molina alertou ao público que, no Brasil, vive-se um momento delicado no qual o trabalho de defesa tornou-se alvo de constantes culpabilizações.

Com as experiências acumuladas nessa abordagem pericial, Molina escreveu seu mais recente livro, O Brasil na Fita – De Collor a Dilma, do caso Magri à Lava Jato, o que vi e ouvi em mais de vinte anos, lançado nessa noite em São Luís.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.