27 Janeiro - 2023

Ano Judiciário 2023: relações institucionais da OAB/MA são fortalecidas com o trabalho da gestão de Kaio Saraiva 

O segundo ano de gestão de Kaio Saraiva à frente da OAB/MA segue com avanços alcançados por meio do diálogo nas relações institucionais. Recentemente, o presidente da Seccional Maranhense, Kaio Saraiva, participou da abertura do Ano Judiciário de 2023 do Tribunal de Justiça do Maranhão com presidentes de Comissões, como a da Mulher e da Advogada, Nathusa Chaves, da advogada e coordenadora do Observatório de Violência Política contra a Mulher da OAB Maranhão, Joana Pessoa,  e do presidente da CAAMA, Ivaldo Praddo. 

“Foi um momento de reafirmação dos trabalhos em prol dos jurisdicionados, em especial para a advocacia, pois muitas conquistas para a classe, como o horário de funcionamento ampliado nos Fóruns e o reforço na digitalização dos processos, foram alcançadas com a solicitação e o apoio da OAB/MA”, afirmou o presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva. 

Desde 2020, a OAB/MA participa do projeto “Digitalizar Já”, criado em 2019 pela Corregedoria Geral de Justiça do Maranhão para ampliar a virtualização dos processos físicos nas comarcas do Maranhão. A Seccional Maranhense disponibilizou  estagiários, que farão a digitalização dos processos físicos existentes nas unidades judiciárias de 1º grau.

O presidente do TJMA, Paulo Velten, afirmou que os investimentos em tecnologia da informação vão se intensificar com a entrega de novos e mais modernos equipamentos de informática. “Receberemos em breve o nosso novo datacenter. Estamos muito perto de eliminarmos todo o nosso acervo de processos físicos, quiçá até abril consigamos este feito, quando então o Judiciário do Maranhão estará operando com 100% dos seus processos digitalizados", informou. 

A abertura do concurso para Magistrados é uma promessa para desafogar algumas Varas Judiciais no Maranhão. Velten anunciou também que o TJMA se organiza para lançar o edital de um novo concurso de notários e registradores. “Além de inúmeras outras obras de reforma, ampliação e construção de fóruns e salões do júri”, afirmou. 

Retorno às obras do Fórum de Imperatriz

Na ocasião, o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Paulo Velten, falou sobre a retomada das obras do novo Fórum de Imperatriz. “Os projetos serão atualizados e adequados para uma nova realidade, ampliação e construção de fóruns, salões do júri – já em andamento –, além da previsão de inaugurações, como a da usina fotovoltaica do Tribunal, com a redução de gastos de energia e melhoria do índice de desenvolvimento sustentável”, explicou. 

Participaram da abertura do ano Judiciário do TJMA,  o presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva; o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Reynaldo Fonseca; o governador do Maranhão, Carlos Brandão; o presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto; o procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau; o prefeito de São Luís, Eduardo Braide; o presidente do TJMG no biênio 2020-2022, desembargador Gilson Soares Lemes, representando o atual presidente, desembargador José Arthur Pereira Filho; o defensor público-geral do Estado, Gabriel Furtado; o presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão, juiz Holídice Barros.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.