09 Maio - 2018

CAMPANHA DE COMBATE À INADIMPLÊNCIA COMEÇARÁ NA PRÓXIMA SEMANA

Com o objetivo de combater o alto índice de inadimplência das anuidades nas Subseções da OAB Maranhão, a tesouraria da Seccional Maranhense da Ordem deflagrará, a partir do próximo dia 15 de maio, pela Subseção de Presidente Dutra, a itinerância da Tesouraria pelas Subseções.

A informação foi repassada pela diretora tesoureira da OAB Maranhão, Deborah Porto Cartágenes, durante a reunião do II Colégio de Presidentes das Subseções da OAB/MA, realizado no último dia 04 de maio.

“Um funcionário da Seccional ficará o dia inteiro na Subseção à disposição dos advogados, para realizar o processo de renegociação de dívidas com a Ordem. Ele estará munido de uma máquina de cartão de crédito para pagamento em todas as formas e parcelamentos, bem como o pagamento via boleto. O objetivo é obter êxito nas negociações e, consequentemente, minimizar a inadimplência nas Subseções”, disse a diretora tesoureira, Deborah Cartágenes.

Segundo o levantamento apresentado pela tesouraria da Seccional, é muito alto o índice de inadimplência no Maranhão, e, mesmo com todas as medidas adotadas pela Ordem visando facilitar o pagamento regular das anuidades, como a redução concreta do valor da anuidade o desconto automático para a jovem advocacia, acabando com uma série de requisitos que dificultavam o pagamento, vem aumentando em razão da grave crise econômica pela qual o país ainda vem atravessando. “Para combater essa realidade e reduzir a inadimplência, a diretoria da OAB Maranhão iniciará essa campanha a partir do dia 15 de maio, que se estenderá até agosto, onde será dado desconto de 100% dos juros e multas nas anuidades de 2016 para trás”, explicou a diretora tesoureira da OAB/MA.

Outro número que chamou a atenção do levantamento apresentado pela tesouraria é dos advogados de outros estados que não têm suplementar na OAB Maranhão, mas que atuam livremente no Estado, usufruindo de toda a infraestrutura da Ordem. Os números apontam que, atualmente, são cerca de 700 advogados nessa situação que atuam no Maranhão. “Já demos início a uma intensa campanha de notificação desses advogados para que se regularizem com a OAB Maranhão, sob pena de responder processo ético disciplinar com aplicação de multas”, observou Deborah Cartágenes.

Na oportunidade, o presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz, destacou a importância do papel dos presidentes de Subseções no combate à inadimplência. “Gostaria de contar com a colaboração dos colegas presidentes para que estejam vigilantes a essa realidade. É por meio da arrecadação dessas anuidades que estamos desenvolvendo todo um trabalho de fortalecimento da classe por meio de novas sedes, instalação de novas salas dos advogados e ampliando ainda mais o processo de qualificação da advocacia pelo interior do Estado”, frisou.

Essa semana a campanha ganhará corpo nos meios digitais da OAB Maranhão, por meio de posts nos canais oficiais da Seccional Maranhense (Instagram e Facebook), envio de e-mail marketing específico para cada subseção e notícias no site da Ordem.

Veja abaixo o calendário de itinerância da tesouraria pelas Subseções.

MAIO

15/05 - PRESIDENTE DUTRA