15 Agosto - 2011

Campanha SEM ADVOGADO NÃO HÁ JUSTIÇA é lançada nas Subseções de Caxias e Codó

Após lançar a Campanha em Defesa das Prerrogativas e pela Valorização do Advogado SEM ADVOGADO NÃO HÁ JUSTIÇA nas cidades de Codó e Caxias, na última sexta-feira (12/08), o presidente da OAB/MA, Mário Macieira, agora se prepara para divulgar a campanha em todas as Subseções da OAB/MA

Após lançar a Campanha em Defesa das Prerrogativas e pela Valorização do Advogado SEM ADVOGADO NÃO HÁ JUSTIÇA nas cidades de Codó e Caxias, na última sexta-feira (12/08), o presidente da OAB/MA, Mário Macieira, agora se prepara para divulgar a campanha nas Subseções dos municípios de Chapadinha, na próxima quarta-feira (17/08); Açailândia, na quinta-feira (18/08); Balsas, dia 19, na sexta; Pinheiro, dia 24 deste mês; Santa Inês e Bacabal, no dia 25/08; Pedreiras e Presidente Dutra no dia 26/08.

Para Macieira, é de extrema importância interiorizar as ações da campanha no Estado, principalmente em razão de casos flagrantes envolvendo o desrespeito às prerrogativas dos advogados. “As situações de ausência de respeito com as prerrogativas dos advogados do interior do Maranhão não são muito diferentes das que ocorrem em São Luís, mas nem sempre esses advogados podem contar com o apoio imediato de algum representante da nossa Comissão de Defesa das Prerrogativas”, informa.

O presidente do Conselho Estadual da Ordem também afirma que, como a maioria das comarcas do interior têm uma infra-estrutura menor que as da capital, era de se esperar que as relações entre juízes e advogados fossem de maior respeito e cordialidade, mas há exceções, daí, o empenho da atual Diretoria da Seccional Maranhense em mobilizar a comunidade jurídica em torno da campanha.

SOLIDARIEDADE – O lançamento da campanha em Codó contou com boa assistência por parte dos advogados que militam naquela Comarca. Foram registradas as presenças de 20 advogados, além do presidente Mário Macieira; do presidente da Subseção de Codó, Francisco Mendes de Sousa; e do vice-presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas dos Advogados, Erivelton Lago.

Na cidade de Caxias, em razão do grave estado de saúde do advogado atuante da Subseção daquele município, Arthur Azevedo da Silva Neto, que se encontra internado na UTI do Hospital HTI, na cidade de Teresina (PI), vítima da Síndrome de Stevens-Johnson, doença auto-imune, de alto risco de vida, os advogados da Subseção solicitaram ao presidente Mário Macieira que a renda destinada à realização de eventos alusivos ao Dia do Advogado fosse destinada ao tratamento de saúde do colega.

Após o pedido dos advogados, foi feito um cheque no valor aproximado de R$ 6 mil para ser entregue à família de Arthur Azevedo Neto. O pai do advogado recebeu o documento das mãos do presidente da OAB/MA, que fez questão de visitar os familiares. Na ocasião, Mário Macieira estava acompanhado do presidente da Subseção de Caxias, James Lobo Lima e do Dr. Erivelton Lago.

A OAB/MA vem solicitando contribuições no sentido de colaborar com o caro tratamento de saúde. As doações poderão ser feitas na conta bancária: agência: 957 – conta corrente: 220-8 - Banco: Bradesco - Titular: Joaquim Artur Reis Azevedo (pai do advogado).

INTERIORIZAÇÃO - A gestão atual vem priorizando ações de investimentos em cursos de aperfeiçoamento profissional nas Subseções da Seccional Maranhense da OAB. Prova disso é a realização do II Congresso dos Advogados e dos Acadêmicos de Direito da Região Tocantina, que acontece dias 18 e 19/08, no auditório da FEST, em Imperatriz, o Ciclo de Debates de Caxias.

No primeiro semestre deste ano, a atual diretoria da Ordem, por meio da Escola Superior da Advocacia (ESA) estendeu a transmissão dos Cursos Telepresenciais, em convênio com a AASP, que já acontece com sucesso em São Luis, para cinco Subseções que já receberam as antenas de transmissão dos cursos.

Segundo Macieira, todos os esforços da diretoria da OAB Maranhão têm priorizado o fortalecimento das Subseções da Ordem. “Estamos empenhado em estarmos mais presentes nas nossas Subseções. E os presidentes, por sua vez, nos respondem positivamente com a presença em nos eventos, como na Conferência Estadual dos Advogados”, destaca Macieira.

Ele também informa que, em setembro, o Conselho Estadual programa visita às cidades que não têm Subseções da OAB, mas que concentram um bom número de advogados, como Barreirinhas, Barra do Corda, Estreito e Carolina, para também difundir a campanha de valorização da categoria.