03 Dezembro - 2022

CEJA E CJA FALAM SOBRE O INGRESSO DA JOVEM ADVOCACIA AO MERCADO DE TRABALHO NO 19º ENJA

“Como a OAB pode auxiliar a jovem advocacia no mercado de trabalho”? Este foi um dos painéis do 19º Encontro Nacional da Jovem Advocacia (Enja), realizado na Bahia, no dia 02/12.

Para contribuir com as discussões sobre essa questão, a OAB Maranhão, representada pelo presidente do Conselho Estadual da Jovem Advocacia (CEJA), Arnon Afif, e pela presidente da Comissão da Jovem Advocacia (CJA), Rafaela Fabrine, integrou o painel ao lado dos representantes da jovem advocacia do Paraná, Luiz Felipe Rodelli, e do Amapá, Verlane Célia Amorim Costa.

Entre os desafios abordados no painel, ganharam destaque: a pouca experiência das jovens advogadas e advogados, a altíssima concorrência, dificuldades financeiras, posicionamento no mercado de trabalho, rede de relacionamentos – entre muitas outras descobertas a cada dia.

Para o presidente do CEJA, Arnon Afif, “é estratégico que as jovens advogadas e advogados participem de instituições comerciais, empresariais e industriais, com o objetivo de serem reconhecidos. Estar conectado com essas áreas faz com que entendam a dinâmica do mercado”, comunicou.

A presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Rafaela Fabrine, ressaltou a missão de representar, auxiliar, defender e promover a integração das jovens advogadas e advogados no regular exercício da advocacia. “Essa missão é desempenhada de maneiras diferentes, considerando as mais diversas realidades que encontramos no Maranhão e no país. As CJA’s e os CEJA’s têm papel determinante na representação, auxílio, defesa, promoção e integração da jovem advocacia”, afirmou a advogada.

Além de Rafaela Fabrine e Arnon Afif, a secretária-geral e o secretário-geral adjunto do CEJA, Sarah Morais e Maxsuell Botelho, respectivamente, também prestigiaram o painel.

O encerramento do evento contou com a Conferência Magna da ministra do Supremo Tribunal Federal, Carmen Lúcia. Em sua manifestação, a magistrada parabenizou os jovens advogados pelo evento e desejou que a ética seja o princípio a reger todos os profissionais que estão chegando ao mercado de trabalho. Ela ainda conclamou os presentes a defenderem a democracia como forma de buscar a redução das desigualdades no país e fomentar a justiça.