18 Maio - 2011

Comissão de Direitos Humanos da OAB/MA participa de seminário sobre combate a homofobia

Do ano de 2002 a fevereiro de 2011, foram assassinados mais de 30 homossexuais no Maranhão. Os dados foram divulgados durante o II seminário Faça do Maranhão um território livre da homofobia, promovido pela Secretaria dos Direitos Humanos e Cidadania, em parceria com o movimento LGBT de São Luís e a Comissão de Direitos Humanos da OAB/MA.

Do ano de 2002 a fevereiro de 2011, foram assassinados mais de 30 homossexuais no Maranhão. Os dados foram divulgados durante o II seminário Faça do Maranhão um território livre da homofobia, promovido pela Secretaria dos Direitos Humanos e Cidadania (SEDHIC), em parceria com o movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais) de São Luís e a Comissão de Direitos Humanos da OAB/MA. O evento aconteceu no Dia Internacional de Combate à Homofobia, no auditório da OAB/MA, com a participação da Comissão de Direitos Humanos da Seccional maranhense.

Os dados sobre o número de morte envolvendo homossexuais foram extraídos de um relatório elaborado pelo supervisor de Direitos Humanos da SEDHIC, Ailton Ferreira, que também é um dos três coordenadores do Grupo Gayvota. O levantamento foi feito a partir de recortes extraídos dos jornais da capital.

De acordo com Ailton Ferreira, os dados aferidos pela pesquisa estão longe dos números reais. “Chegou-se ao número de 25 mortes, mas sabemos que foram muito mais. Fora os casos de agressão que, em geral, não são registrados por medo ou vergonha”, relata.

Já a secretaria da SEDHIC, Luiza de Fátima Amorim Oliveira, declarou que a Secretaria procura desenvolver ações para trazer debates sobre a homofobia para conscientizar a sociedade sobre esse crime. “Essa luta não é de um dia, de uma semana, mas contínua”, afirmou ao público do seminário.   

Segundo o advogado Rafael Silva, a Comissão de Direitos Humanos da OAB/MA tem feito um trabalho de cooperação com secretarias de Estado e outros órgãos públicos para debater políticas públicas voltadas a combater a homofobia no Maranhão.

 

 

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.