04 Agosto - 2011

Conferência Estadual dos Advogados abordará novos desafios para a advocacia no século XXI

A Conferência Estadual dos Advogados que a OAB/MA promove a partir da próxima segunda-feira (08/09), terá presença de nomes de destaque do meio jurídico, de ex e atuais dirigentes do Conselho Federal, como o ex-presidente da Ordem Nacional, Cézar Britto, o do atual presidente da entidade, Ophir Cavalcante.

“Hoje, o maior desafio profissional do advogado é se adequar aos novos tempos. Não se faz advocacia como há 20 anos e não se fará, daqui a 20 anos, a advocacia como é feita hoje. Portanto, é muito importante se refletir sobre as nossas posturas frente a essa adequação”. A declaração é do advogado Carlos Eduardo Lula, diretor da Escola Superior da Advocacia (ESA) da OAB/MA que, a partir da próxima segunda-feira (08/09), debaterá junto aos seus membros a prática profissional e outras questões ligadas aos advogados na VI Conferência Estadual dos Advogados.

Regimentalmente, a cada três anos, o Estatuto do Advogado exige para repensar a Advocacia, a realização de evento com temas ligados diretamente à prática profissional dos advogados, o que torna imprescindíveis as palestras Conferências Estadual e Nacional dos Advogados no calendário de eventos do Conselho Federal e dos Conselhos Estaduais da OAB.

A idéia de se discutir e refletir a Advocacia do século XXI é fortemente assinalada, inclusive nos temas das palestras: A Constituição e o Advogado: O Artífice Das Liberdades Públicas, com o presidente do Conselho Federal, Ophir Cavalcante; Desafios da Advocacia para Jovens Advogados, com o professor de Direito, Hélio Alves; Liberdade e Privacidade no Direito das Famílias Contemporâneo: Principais Controvérsias Após A EC 66/2010 e a Decisão do STF sobre a União entre pessoas do mesmo sexo, com o jurista Marcos Ehrhardt Júnior; Os Novos Contornos do Processo Penal no Direito Brasileiro, com o advogado Bruno Oliveira; O Novo CPC: Avanços e Retrocessos, com o mestre em Direito, Dierle Nunes; A Reforma dos Códigos de Processo: Os Desafios da Advocacia, com o secretário Geral do Conselho Federal da OAB, Marcos Vinicius Furtado;   Proteção Constitucional das Minorias e dos Grupos Vulneráveis, com  Luiz Alberto Araújo; Habeas Corpus: Razão Histórica e Regime Atual, com o advogado Zacharias Toron; Indeterminação do Direito, Ativismo Judicial e Segurança Jurídica, com Inocêncio Mártires Coelho; e Liberdade Profissional - Globalização, Seleção dos Advogados e Deveres Éticos, com o ex-presidente do Conselho Federal da OAB Nacional (2007-2009), Raimundo Cezar Britto Aragão.

Além de trazer exposições temáticas com renomados palestrantes contribuindo, assim, para o aperfeiçoamento profissional, a Conferência Estadual também se propõe a ser um momento de congraçamento entre os advogados. “É, com certeza, um momento de fortalecimento da Advocacia. Tanto, que estaremos lançando a Campanha em Defesa das Prerrogativas e pela Valorização do Advogado”, informa o tesoureiro da OAB/MA, Valdênio Nogueira Caminha.