14 Junho - 2024

CONSELHO SECCIONAL DA OAB/MA DECIDIU, POR UNANIMIDADE, HOMENAGEAR O PRESIDENTE VITALÍCIO CALDAS GÓIS COM A MEDALHA FRAN PAXECO

Em sessão plenária realizada na noite desta quinta-feira, 13, o Conselho Seccional da OAB/MA aprovou, por unanimidade, a concessão da Medalha Fran Paxeco ao presidente vitalício do Conselho Seccional da OAB/MA, José Caldas Gois, em função de todo o trabalho desenvolvido pela OAB Maranhão e por toda sua dedicação da defesa da advocacia maranhense. No próximo dia 25 de junho, Caldas Gois completa 85 anos, muitos dessa experiência dedicada à Seccional Maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil.

A propositura da outorga da medalha para Caldas Gois foi do presidente da OAB Maranhão Kaio Saraiva. “É uma justa homenagem a quem dedicou sua vida à esta Casa e à advocacia. Dr. Caldas Gois é um exemplo para todos e tem um legado de responsabilidade, ética e comprometimento com a OAB, na defesa do fortalecimento da classe e sempre foi um árduo defensor do aprimoramento do conhecimento dos profissionais”, afirmou Kaio Saraiva.

O Conselheiro Federal Thiago Diaz lembrou emocionado que o presidente Caldas Góis foi quem lhe entregou a Carteira da Ordem. “É uma homenagem justa para quem sempre se dedicou à valorização da classe, além de ser um exemplo de pessoa e cidadão. Tive a honra de receber minha carteira da Ordem das mãos de Caldas Gois”, afirmou.

Diaz parabenizou o Conselho pela aprovação unânime e reafirmou “sempre tive essa preocupação de nós, ainda jovens, comungarmos com a experiência. Foi assim com Dr. Raimundo Marques, Antônio Almeida, José Carlos Souza e Silva, entre tantos outros.

A vice-presidente, Tatiana Costa, e o secretário-geral adjunto, Vandir Fialho, afirmaram que receberam a carteira da Ordem das mãos do Dr. Caldas Góis. “É uma emoção homenageá-lo. Todos ganham”, destacaram. 

Natural do município de Santa Quitéria, de uma localidade conhecida como Roça Velha, José de Caldas Góis dedicou quase 15 anos à OAB/MA. De 1995 a 2003, foi vice-presidente da Ordem na gestão do Dr. Raimundo Marques; em seguida, foi eleito por dois mandatos como presidente da Seccional, de 2004 a 2009.

À frente da Ordem, Caldas Góis travou batalhas homéricas à frente da OAB/MA, nos anos de 2004 a 2009. Entre elas: a luta pela independência da Defensoria Pública no Estado do Maranhão e pela presença dos juízes nas comarcas do interior de segunda a sexta e não somente “TQQ” (Terça, Quarta e Quinta), além das várias ações na luta pela valorização da advocacia, defendendo a dignidade e a credibilidade da Classe e procurando garantir o livre exercício da profissão. Foram promovidos oportunos desagravos, inclusive no interior do Estado, com representação contra os responsáveis por condutas ofensivas à advocacia.

Sobre a Medalha Fran Paxeco

A Medalha é uma homenagem a personalidades maranhenses que tenham se destacado no país no âmbito jurídico. Criada no início de 2018, a Medalha marcou o centenário do curso de Direito da UFMA, onde várias autoridades do mundo jurídico se formaram. Fran Paxeco foi um jornalista, professor e diplomata português que atuou no Maranhão. Escreveu diversos trabalhos sobre Cultura e Economia e ajudou a criar instituições culturais e acadêmicas, como a Faculdade de Direito.

Fran Paxeco, cujo heterônimo foi reconhecido oficialmente na repartição consular de Portugal em São Luís, foi impulsionador da fundação de diversas instituições do Maranhão, entre elas a Faculdade de Direito, a Academia Maranhense de Letras, a Universidade Popular, o Centro Republicano Português, o Instituto de Assistência à Infância, o Casino Maranhense, a Associação Cívica Maranhense, a Câmara Portuguesa do Comércio, a Oficina dos Novos e a Legião dos Atenienses, além de ter sido jornalista, escritor, diplomata, cônsul de Portugal no Maranhão, secretário do curso anexo à Faculdade de Direito e professor de Português e de História do Brasil.

Receba nosso informativo

Receba semanalmente as principais notícias sobre a advocacia do Maranhão.

Cadastro efetuado com sucesso.