25 Outubro - 2024

Conselho Seccional da OAB/MA empossa novos integrantes do TED

Na sessão do Conselho Seccional da OAB/MA, realizada na tarde de quinta-feira (24/10), foram empossados os novos integrantes do Tribunal de Ética e Disciplina do Maranhão (TED/MA). O presidente, Kaio Saraiva, conduziu a solenidade, que contou também com a presença da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré.

Os colaboradores, Conselheiros Seccionais e a Diretoria da OAB/MA assistiram ao ato religioso conduzido pela comitiva da igreja de Nossa Senhora de Nazaré, no Cohatrac. “Essencial é fortalecemos a nossa espiritualidade e agradecermos sempre pela serenidade que tivemos nas sessões do Conselho e em todas as nossas ações profissionais e pessoais”, disse o presidente da OAB/MA, Kaio Saraiva.

Após o ato religioso, deu-se início à Sessão do Conselho com destaque para a nomeação dos novos integrantes do TED. São eles: Filipe Camara, Sheila Furtado e Wellen Oliveira. Eles foram recepcionados pelo presidente do TED, Mauro Ferreira, e pela vice-presidente e Maria da Glória Aquino. Na ocasião o presidente da OAB/MA destacou a relevância do Tribunal de Ética para a instituição, sendo responsável por tratar dos deveres e direitos da advocacia, assim como dos fundamentos éticos e legais da profissão.

Entre as inovações do TED estão a modernização dos procedimentos, como a implantação dos processos eletrônicos e divulgação dos quantitativos dos processos disciplinares (julgados com foco na diminuição de processos em trâmite); a busca pela consensualidade, pelo diálogo interinstitucional; e capacitação da advocacia.