06 Fevereiro - 2018

DIREITOS HUMANOS, JORNALISMO E OAB SÃO DESTAQUES EM PREMIAÇÃO NESTA QUARTA-FEIRA (7)

Cerimônia de entrega do I Prêmio OAB Maranhão de Jornalismo em Direitos Humanos ocorrerá às 19h, no Teatro Alcione Nazaré

Dar visibilidade a grupos em situação de vulnerabilidade é um dos principais objetivos do I Prêmio OAB Maranhão de Jornalismo em Direitos Humanos, que será entregue nesta quarta-feira (7), em cerimônia realizada a partir das 19h, no Teatro Alcione Nazaré. Serão premiadas reportagens nas categorias Jornalismo Impresso, Radiojornalismo, Telejornalismo, Webjornalismo e Fotojornalismo. Os primeiros lugares de cada categoria receberão R$ 3 mil cada um, no caso de profissionais, e R$ 500 no caso de estagiários.

No total, foram inscritos 38 trabalhos com foco em questões relacionadas aos direitos humanos, que foram analisados por uma comissão julgadora representada por representantes dos Núcleos de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado e da Defensoria Pública da União (DPU); dos departamentos dos cursos de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), da Universidade CEUMA e da Estácio São Luís; dos sindicatos de Jornalistas e de Radialistas do Maranhão, além da Comissão de Direitos Humanos da OAB Maranhão.

Segundo Rafael Silva, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB Maranhão, todos os trabalhos foram rigorosamente analisados por representantes dessas instituições da forma mais transparente possível. “Este prêmio, é bom frisar, não tem um caráter institucional, pois não era necessário que a OAB fosse citada nas reportagens. A questão fundamental é destacar a importância do trabalho de quem retira da invisibilidade pessoas ou grupos que estejam sofrendo violações que afetam suas vidas, de tal forma que se sentem desamparadas. Quando se tem a delicadeza de observar aquela história, acolhê-la e trazer a público com responsabilidade, esse gesto demonstra uma ética profissional que precisa ser reconhecida e é o que a OAB está fazendo”, destacou.

Programação

No período da manhã, haverá um encontro de representantes de vários movimentos sociais e comunidades tradicionais no Plenário da OAB Maranhão, no Jaracati, para discutir questões fundiárias com a presença do presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal da OAB, Everaldo Patriota, que fará uma palestra à noite, antes da entrega dos prêmios. Ainda na programação da cerimônia de entrega do prêmio, no Teatro Alcione Nazaré, haverá uma apresentação de poesia com Nicinha Durans, do Quilombo Urbano. A noite será encerrada com um show de Beto Ehongue e Marcos Magah.

De acordo com Rafael Silva, o Prêmio é uma das primeiras atividades em alusão aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, comemorados neste ano.

Serviço:

I Prêmio OAB/MA de Jornalismo em Direitos Humanos

Quando: 07/02 - quarta-feira

19h Declamação Poesia – Nicinha Durans

19h10 Apresentação palestra Dr. Everaldo Patriota – presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos do CFOAB

19h40 Entrega da premiação aos profissionais e estagiários de Jornalismo

20h40 Show de encerramento com Beto Ehongue e Marcos Magah

Local: Teatro Alcione Nazaré, Centro de Cultura Odylo Costa Filho, Centro Histórico