15 Abril - 2011

Jovens advogados participam de bate-papo sobre desafios e perspectivas da carreira

Advogados e advogadas recém-formados ou em início de carreira participaram, ontem (14/04) à noite, no Kitaro da Lagoa, de um bate-papo descontraído com a vice-presidente da OAB/MA, Valéria Lauande, durante o projeto Happy Hour Jurídico.

Preparação técnico-jurídica, Remuneração no mercado de trabalho local, Perspectivas e Avanços da carreira jurídica, Ética e credibilidade junto à clientela. Estes foram alguns dos temas abordados pela vice-presidente da OAB/MA, Valéria Lauande, durante o bate-papo descontraído com advogados recém-formados ou em início de carreira que aconteceu ontem (14/04), no projeto Happy Hour Jurídico, no Kitaro da Lagoa.

Valéria Lauande, com larga experiência na carreira jurídica e no magistério, fez uma breve explanação sobre a advocacia atual. “Hoje se vive na era digital, temos sete programas diferentes de acompanhamento processual que precisamos dominar, somos mais cobrados pela sociedade e o nosso crivo continua a ser o Exame da Ordem”, destacou.

Durante o encontro, a vice-presidente também parabenizou a Comissão de Jovens Advogados da OAB/MA, responsável pelo Happy Hour Jurídico, cuja atuação em parceria com atual gestão tem sido importante para uma aproximação eficaz entre a Ordem e os profissionais recém-formados ou em início de carreira. “Esse tipo de iniciativa é ótima, pois muitos destes advogados têm dúvidas, angústias sobre a carreira e a gente, na medida do possível, tenta ajudar”, declarou.

O projeto da Comissão de Jovens Advogados da OAB/MA teve início em 2010. A primeira edição aconteceu no Bar Mandamentos. Durante os encontros, os jovens aproveitam para debater, de forma descontraída, temas jurídicos atuais. A convocação para o Happy Hour Jurídico costuma feita ser pelas redes sociais como o Facebook e pelo sistema de mala direta eletrônica da Seccional. Mas também há divulgação nos escritórios de advocacia e pelos contatos telefônicos, feitos pelos próprios membros da Comissão.

O encontro contou com a presença de dezenas de jovens advogados. Presente no local, a advogada Ananda Farias perguntou à vice-presidente da OAB/MA sobre a situação da remuneração dos advogados do interior do Estado. “É algo que precisa melhorar, assim como na capital. A Ordem tem uma tabela com valores para os honorários e ela precisa ser seguida”, informou.

Além deste projeto, a Comissão de Jovens Advogados tem outras ações. “Costumamos fazer defesas no Tribunal de Ética e Disciplina (TED), fazemos ações sociais e damos consultas jurídicas para comunidades carentes”, informa o secretário geral da Comissão, Carlos Brissac.