26 Outubro - 2011

Novos Advogados aplaudem artigo do presidente da OAB/MA na Solenidade de Compromisso

Durante a solenidade de compromisso dos 132 novos advogados, a vice-presidente da OAB/MA, Valéria Lauande (FOTO), leu o artigo do presidente Mário Macieira, rebatendo as críticas do jurista Saulo Ramos, publicado no jornal O Estado do Maranhão. A leitura do manifesto foi aplaudida, com entusiasmo, pelos compromissandos e familiares.

Um coro formado por 132 vozes se uniu à do recém advogado Tiago Gomes Viana para invocar o texto do compromisso profissional da Ordem dos Advogados do Brasil, durante Solenidade de Compromisso preparada pela Seccional Maranhão da OAB para marcar o ingresso dos novos advogados à instituição. O evento aconteceu terça-feira, 25/10, às 19h, no Rio Poty Hotel.

Ao fim do “Prometo exercer a advocacia com dignidade e independência...”, familiares, amigos e convidados dos compromissandos aplaudiram entusiasmadamente e gritaram o nome dos novos advogados como forma de homenageá-los pela conquista profissional. “É uma emoção indescritível, estou muito feliz”, dizia o pai do novo advogado Werberth Fernandes, o aposentado Francisco Fernandes.

Dando as boas-vindas em nome da diretoria da OAB/MA, a vice-presidente da OAB/MA, Valéria Lauande, representando o presidente da Ordem, Mário Macieira, parabenizou os novos advogados lembrando que todos passaram pelo “temido, mas tão necessário Exame de Ordem” e aconselhando os novos profissionais da Advocacia a pautar suas carreiras pelas palavras do juramento do compromisso profissional.

Para fazer o discurso em nome dos novos advogados o escolhido foi Thiago Hellmann Fortes, que em sua fala citou o Decálogo do Advogado. “Às dez recomendações que são feitas aos advogados, acrescentaria mais uma, a de ter fé em Deus, independente de religião ou outras crenças”, discursou.

Ao final da solenidade de compromisso, a vice-presidente da OAB/MA leu o artigo do presidente da Seccional, Mário Macieira, rebatendo as críticas do jurista Saulo Ramos, publicado na edição do jornal O Estado do Maranhão, na última terça-feira (25/10), opinando que a OAB/MA “não tem competência legal para propor ADIN” contra a estadualização da Fundação José Sarney.

No artigo, Mário diz que “A OAB não dá azo a paixões, favorecimentos ou perseguições partidárias. Atuamos com destemor, com altivez, porém com serenidade e respeito a todos, sem arredar um só milímetro do compromisso de defender as finalidades institucionais da OAB, dentre as quais a defesa da Ordem Constitucional”. A leitura do manifesto foi ovacionada pelos compromissandos e familiares.

A solenidade contou com a presença do secretário Geral da OAB/MA, Carlos Couto; da secretária Adjunta, Ana Flávia Vidigal; do presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Gerson Nascimento; do presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB (TED), João Batista; do presidente da Comissão de Jovens Advogados da OAB, Kleber José; e do juiz federal, José Carlos Madeira.